Os 5 erros do progresso
Sem tempo para ler? Experimente escutar!
Getting your Trinity Audio player ready...
|
5 erros que devemos evitar se queremos progredir profissionalmente
Todos nós queremos ter sucesso e progredir na vida. E para a maioria de nós, progredir significa sucesso. Ter o foco no prêmio é útil e às vezes nos leva a deixar nossa ambição nos levar a lugares que talvez não decidamos ir ou estar.
No entanto, para algumas pessoas, tentar progredir na vida pode levar ao estresse, desanimo ou dizendo e fazendo coisas que elas podem não gostar. Isso acaba afetando principalmente a mentalidade e consequentemente não obtendo sucesso no plano de progresso.
Subir na vida não é uma jornada solo
Todos nós precisamos da ajuda de outras pessoas se quisermos ter sucesso. Só podemos fazer isso entendendo no que eles são bons, como seus pontos fortes suportam nossas fraquezas, como podemos aprender com suas experiências para criar novas possibilidades, etc.
Nenhuma pessoa pode fazer tudo. Portanto, optar por fazer isso sozinho pode causar isolamento, mal-entendidos e conflitos. Independentemente de onde você esteja, se quiser progredir, aqui estão 5 erros a evitar para que você possa ser o seu eu mais bem-sucedido.
As 5 principais coisas que você deve evitar fazer se quiser progredir
1 – Dizer aos outros o que fazer
Todos nós queremos ser especialistas em nossas vidas, e com isso vem a emoção de dizer aos outros o que fazer e como fazer. Pensamos e sentimos que “a melhor maneira” ajuda a resolver um problema, tornando mais fácil apenas dizer como fazer as coisas.
Pense nisso, como você gosta quando os outros lhe dizem o que fazer? Quando os líderes entram em uma conversa pensando que sabem a resposta ou têm a resposta “certa”, seus cérebros desligam. Eles não ouvem mais os outros ou estão abertos a aprender sobre novas perspectivas.
Isso restringe nosso aprendizado, descobertas, oportunidades e possibilidades de progredir.
Dizer também não dá suporte ao aprendizado.
Portanto, quando dizemos a alguém o que fazer, eles podem fazê-lo imediatamente, mas é provável que continuem voltando para você com o mesmo problema. Quão eficaz é isso?
Mostrar o erro do outro também pode trazer culpa e vergonha. Pode implicar que a pessoa que está sendo avaliada não conseguiu descobrir o que fazer. Isso causa conflito e torna incrivelmente desafiador construir confiança, principalmente se o erro for apontado na frente de outras pessoas.
Como com qualquer coisa, há um tempo e um lugar para falar sobre o erro do outro. É extremamente útil quando há uma emergência. Em tal situação, existe a expectativa de que uma pessoa se torne o líder diretivo e diga a todos o que fazer.
ANÚNCIO
Dica: quando sentir a necessidade de avalaiar alguém negativamente, faça uma pausa e faça uma pergunta aberta (por exemplo, o que você acha que precisa ser feito? Como você deseja concluir isso?).
Fazer perguntas abertas ajuda os outros a aprender e confiar na outra pessoa para lidar com os assuntos sem que ninguém o julgue. Também testa nossas suposições e nos permite aprender com os outros. E assim abre portas para colaborações dentro do ambiente de trabalho.
Dica: coloque “o que” ou “como” antes do que você quer dizer. Essa é a forma mais fácil de ajudar o outro a entender sobre o que deve ser feito para mudar um erro ou uma atitude. Isso ajuda você a entender como outras pessoas aprendem e pensam por si mesmas.
2 – Julgar os outros
Infelizmente, vivemos em um mundo muito crítico. É fácil para qualquer um de nós perceber que alguém diz ou faz algo e automaticamente o julgamos por isso.
Pensamentos como “não acredito que ela diria isso” ou “como ele pode pensar que isso funcionaria?” todos limitam nosso pensamento, estreitam nossas opções e criam a crença de que sabemos melhor ou temos a solução certa.
Todo mundo tem sua própria perspectiva, sua própria opinião sobre qualquer coisa. Quando os julgamos, enviamos a eles a mensagem de que sabemos mais. Isso diminui seu senso de valor e os faz sentir que pensamos que são menos dignos e menos inteligentes.
Novamente, isso cria atrito e conflito e limita sua capacidade de construir confiança com os outros.
Dica: Quando você estiver julgando os outros, ou querendo julgar os outros apenas para progredir, pare e fique curioso.
ANÚNCIO
Abaixe as vozes em sua cabeça e seja aberto com os outros, ouvindo ativamente e compreendendo suas perspectivas e ideias. Todo mundo tem algo a oferecer, o que contribui para o sucesso de todos. Isso não significa que você deva concordar ou mesmo gostar do que eles dizem. Isso significa que julgar é uma coisa a ser evitada.
3 – Se fechar para novas ideias
Todos nós já ouvimos o “ya, but” em nossa cabeça quando ouvimos alguém compartilhar uma ideia que pode parecer contraintuitiva para nós. Talvez a ideia desafie uma crença que temos há anos, que pode não nos servir mais se quisermos progredir.
Albert Einstein disse uma vez:
“Não podemos resolver problemas usando o mesmo tipo de pensamento que usamos quando os criamos.“
Bem, parece verdadeiro, e faz sentido porque isso nos impediria de progredir na vida.
Fracassamos quando ficamos presos em nossas velhas crenças e tentamos usar o mesmo processo de pensamento para criar novas soluções. Estar aberto a novas ideias , especialmente aquelas que desafiam velhas crenças, nos permite ver as coisas através de uma nova lente.
Colaborar com os outros e ser aberto e curioso sobre as ideias dos outros, independentemente de como você se sente sobre eles, leva à inovação que sustenta nosso sucesso.
4 – Assumindo suposições
Já ouviu a expressão “as suposições transformam você e eu em idiotas?” Em quase todas as situações, as pessoas estão erradas quando assumem uma suposição como certeza sem antes testá-la ou validá-la.
Suposições nos impedem de obter clareza e sucesso.
Ao conversar ou encontrar várias pessoas, é importante lembrar que cada pessoa na conversa está ouvindo de sua própria perspectiva e processando-a por meio de sua própria experiência e perspectiva.
Quando as suposições não são testadas, isso pode levar a confusão, frustração e má interpretação, o que causa atrito e pode ser extremamente improdutivo.
Dica: Testar suposições nos ajuda a obter clareza de que todos podem estar na mesma página.
A maneira mais rápida e fácil de fazer isso é fazendo perguntas abertas e curiosas que começam com quem, o quê, onde, quando e como.
A curiosidade vem com a escuta ativa e a abertura/sem julgamento. Isso nos ajuda a entender profundamente o que está acontecendo. Isso nos ajuda a alcançar a clareza necessária para avançar para aumentar a produtividade e eliminar erros desnecessários.
5 – Ser multitarefa
Em nossos mundos superprogramados e hiperconectados, mais do que nunca está sendo exigido das pessoas que elas sejam multitarefas. A “necessidade de multitarefa” chega a muitos: fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo para progredir na vida.
Achamos que estamos sendo mais produtivos quando não estamos. Em muitas situações tentar ser multitarefa não funciona. A multitarefa nos faz cometer mais erros e nos desconecta dos outros em vez de aumentar a produtividade.
Não podemos fazer duas ou mais coisas efetivamente bem feita ao mesmo tempo.
Não acredita nisso? Tente ler um livro e conversar simultaneamente. Você pode até conseguir fazer as duas coisas ao mesmo tempo, mas você não conseguirá fazer nenhuma das duas coisas com eficiência.
Quando realizamos várias tarefas ao mesmo tempo, nunca estamos totalmente presentes em nada, dificultando o sucesso. Isso torna mais fácil perder as coisas e cometer erros. Nós nunca estamos dando a qualquer coisa toda a nossa atenção e isso também pode ser muito perigoso.
Por exemplo, enviar mensagens de texto e caminhar ou enviar mensagens de texto e dirigir. Em ambos os casos, você nunca está totalmente presente e ciente do que está ao seu redor, colocando a si mesmo e aos outros em perigo ao mudar o foco do texto para a estrada e vice-versa.
Nada é tão importante para colocar você e os outros em perigo.
Quando realizamos várias tarefas ao mesmo tempo, perdemos muito na vida. Seja uma refeição com um amigo ou colega, uma conversa casual ou uma caminhada de um lugar para outro, nosso foco raramente está no outro ou no que nos cerca.
Relacionamento e reflexão são essenciais para o nosso sucesso. E não podemos fazer nenhum dos dois de forma eficaz quando nos concentramos em outra coisa.
Dica: Concentre-se em terminar uma tarefa antes de começar outra.
Por exemplo: quando você está concluindo uma tarefa e é interrompido por outra, você pode parar o que está fazendo e dedicar toda a sua atenção à outra tarefa ou agendá-la para um horário mais conveniente.
Dar às pessoas toda a sua atenção transmite respeito e desejo de se conectar totalmente com elas. Isso gera confiança e cria os relacionamentos necessários para o sucesso.
Todos nós queremos progredir na vida
A curiosidade é sua ferramenta mais poderosa. Ela o ajudará a manter essas coisas sob controle, para que você possa alcançar com sucesso o que deseja e progredir. Mantenha-se curioso e busque sempre mais conhecimento.
E aí, o que acha que você deve melhorar para progredir? Já cometeu algum desses erros? Comente aqui para o APRENDA na real ver sua opinião, compartilhe com os amigos e continue acompanhando nossso conteúdo também no YouTube, Linkedin e Instagram!
Formada em Administração pela UNISC e no Curso Normal pelo Instituto Olavo Bilac. Atualmente é bancária e divide seu tempo entre trabalho, estudos e games. Ama ler e coleciona best sellers estrangeiros, além de ter uma coleção de consoles PlayStations.