Sem tempo para ler? Experimente escutar!
Getting your Trinity Audio player ready...

O dilema dos jovens (e adultos) ao decidir qual a carreira devem seguir

Quando você era criança, em algum momento você se deparou com a seguinte pergunta:

“o que você quer ser quando crescer?

Muitos devem ter respondido que queriam ser astronautas, jogadores de futebol, professores, artistas, cientistas, entre inúmeras funções e profissões que cada um já teve o desejo e a curiosidade de seguir. Mas e você, conseguiu se tornar o que você queria ser quando criança?

Tomar decisões vocacionais relevantes não é tarefa fácil para um adolescente em nossa sociedade. Geralmente, a maioria dos adolescentes só tem conhecimento mais detalhado de algumas, entre as inúmeras profissões que existem. Apesar disso, precisa se preparar para ocupar um lugar nesse pouco familiar mundo dos adultos.

A maioria das pessoas podem não ter se tornado o profissional que queria ser quando ainda criança, e está tudo bem, contanto que esteja feliz com sua escolha adulta. Porém, muitos desses adultos de hoje tiveram que enfrentar muitas dúvidas assim que iniciaram sua fase de escolhas, sendo por que não tiveram um alinhamento eficaz na idade escolar, ou porque não tiveram oportunidades ou até por que descobriram que aquilo que sonhavam não era bem o que queriam.

Além disso, o surgimento de novas profissões com a pandemia e com o avanço tecnológico abriu um leque de escolhas bem maiores dos que nos tempos mais antigos. A atualidade fez com que as pessoas tivessem que se adaptar mais rapidamente e com isso as trocas profissionais cresceram muito.

Se formar em algo que não exerce, trocar várias vezes de curso, trocar de emprego várias vezes, também são consequências de quem ainda não se encontrou no meio profissional.

A escolha de uma carreira profissional pode ser um processo complexo, mas existem algumas etapas que podem ajudar:

  • Refletir sobre seus interesses, valores e habilidades: pense em coisas que você gosta de fazer e em quais habilidades você tem.
  • Fazer pesquisas: aprenda mais sobre diferentes carreiras e indústrias, leia artigos, assista a palestras e converse com pessoas que trabalham nas áreas que lhe interessam.
  • Experimentar: experimente diferentes tipos de trabalhos através de estágios, voluntariado ou trabalhos temporários para ter uma ideia do dia-a-dia e da dinâmica do trabalho.
  • Considerar suas metas financeiras: pense em seus objetivos financeiros e em como sua carreira pode ajudá-lo a atingi-los.
  • Obter orientação profissional: converse com um orientador de carreira, um mentor ou um conselheiro para obter uma visão objetiva sobre suas habilidades e interesses.

Lembre-se de que a escolha de uma carreira pode ser uma decisão a longo prazo, então é importante considerar todos os fatores e fazer uma escolha informada.

Se conhecer e entender seus pontos fortes também podem ajudar a definir sua carreira. Por exemplo, alguém que não é bom em matemática pode achar complicada uma carreira nas áreas de exatas, mas essa mesma pessoa pode ter uma facilidade enorme em se comunicar com outras pessoas, de empatia e de entender o outro lado de várias situações, facilitando o trabalho com o público, por exemplo.

É preciso conhecer os interesses pessoais, as aptidões, saber como é a personalidade, o “eu”. Ao mesmo tempo, é necessário perceber a realidade externa, incluindo a família, a escola, a comunidade onde vivemos, a sociedade na qual vamos atuar, além de perceber o papel profissional e o real significado da escolha feita.

Esta situação fica mais fácil, após o levantamento dos possíveis cursos universitários e das profissões que parecem interessantes e acabam despertando maior interesse. Essa atitude previne as perigosas idealizações projetadas para o futuro.

Além disso, é importante ter uma mentalidade de crescimento e estar disposto a aprender e se adaptar constantemente. Mantenha-se informado sobre tendências e inovações em sua área de interesse, e esteja aberto a oportunidades de aprendizado ao longo da carreira.

Desenvolva habilidades transferíveis, como resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação e gestão de tempo, que serão valiosas em qualquer carreira. E, finalmente, seja persistente e paciente, pois a construção de uma carreira bem-sucedida pode levar tempo. Não se desanime se as coisas não acontecerem imediatamente, continue trabalhando duro e persigam seus objetivos.

ANÚNCIO

E aí, gostou das dicas? Conhece alguém que vive nesse dilema e ainda não se encontrou profissionalmente? Compartilhe, comente e continue aqui com o APRENDA na real!

Confira também o vídeo explicando sobre o CANVAS do Projeto de Vida na real – APRENDA na real – vídeo completo: