Sem tempo para ler? Experimente escutar!
Getting your Trinity Audio player ready...

Exercícios diários para trazer construir uma mente positiva no dia a dia

Como você mantém a mente positiva durante o seu dia a dia? Mesmo que você não seja uma pessoa muito otimista, ainda pode treinar seu cérebro para ver o lado bom das coisas.

A mente positiva é a capacidade de enxergar o lado bom das coisas, mesmo quando as coisas parecem difíceis ou desafiadoras. É sobre ter uma perspectiva otimista e encontrar oportunidades em vez de obstáculos. A mente positiva pode ajudar a melhorar a resiliência, aumentar a motivação e o bem-estar emocional.

Aqui estão alguns exercícios mentais que podem ajudar:

Exercícios mentais para reprogramar seu cérebro para ser mais positivo

1. Faça da gratidão uma prática diária

A gratidão é uma maneira simples de entrar em uma mentalidade positiva. Mesmo o ato de tentar pensar em algo pelo qual ser grato aumenta a serotonina e a dopamina, as substâncias químicas da felicidade do seu cérebro. Pesquisas mostram que praticar a gratidão pode diminuir a insônia, aumentar a empatia, reduzir dores, aumentar a autoestima e fortalecer a resistência mental.

Então, como você começa a praticar a gratidão? Comece pequeno. A gratidão não precisa ser enorme para você ser mais positivo. Você não precisa começar agradecendo ao universo pelo big bang. Comece com pequenas coisas.

Por exemplo: sou grato pelo laptop em que estou digitando isso – ele me permite me comunicar com o mundo inteiro.

Sou grato pelo sol estar brilhando hoje.

Sou grato pelo café gratuito em meu escritório esta manhã.

ANÚNCIO

É realmente sobre criar o hábito de encontrar e reconhecer coisas pelas quais você pode ser grato de alguma forma. E sim, é bom agradecer pelas grandes coisas também. Muitos estudos que mostram os efeitos positivos da gratidão fizeram com que os participantes passassem alguns minutos por dia anotando coisas pelas quais eram gratos.

Escrever à mão é poderoso porque envolve muito do seu cérebro. Mantenha um livro em branco e uma caneta ao lado de sua cama e escreva o que você teve que agradecer durante o dia. Na verdade, você dormirá melhor ao tentar ser mais positivo.

2. Medite para ser mais positivo

Não consigo pensar em uma única coisa que você possa fazer que tenha um efeito mais profundo em sua saúde física e mental do que a meditação diária. Não apenas uma prática religiosa ou espiritual, a meditação aumenta a positividade, combate a ansiedade e a depressão, diminui a dor e a inflamação e aumenta sua capacidade de regular suas emoções.

Meditação diária pode trazer benefícios enormes para as pessoas. Há uma grande variedade de aplicativos móveis que são ótimos para iniciantes ou até mesmo alunos avançados. Dois exemplos de apps de meditação são Calm e Headspace .

O que há de bom em cada um deles é que eles são guiados e progressivos. Isso significa que você conecta seus fones de ouvido, senta-se e uma voz o orienta sobre o que fazer. Cada um deles irá lembrá-lo diariamente de que é hora de meditar.

A maioria das cidades terá muitas aulas de meditação se você não gostar de aplicativos. A maioria das aulas de ioga e artes marciais inclui um período de meditação. Quem sabe é uma boa ideia tentar a prática.

3. Pratique a consciência testemunhal

A consciência de testemunha pode fazer parte da meditação, mas é uma prática de atenção plena que pode ser usada ao longo do dia. Basicamente, você se identifica com os pensamentos, sentimentos e sensações que surgem em sua consciência.

Você apenas os observa e permite que passem como nuvens no céu. Isso ajuda você a alcançar um estado de equanimidade – onde as coisas não o incomodam. Quanto mais você pratica, mais fácil fica.

Aqui estão alguns passos simples para ajudá-lo a experimentar a consciência testemunhal.

  • Pergunte a si mesmo: “onde estou?” Isso convida sua consciência a retornar ao momento presente e centrar-se atrás de seus olhos.
  • Repita para si mesmo: “Tenho sensações, mas não sou essas sensações”.
  • Repita para si mesmo: “Tenho pensamentos, mas não sou esses pensamentos”.
  • Repita para si mesmo: “Tenho emoções, mas não sou essas emoções”.
  • Apenas sente-se neste estado desapegado por um tempo.

4. Desafie as interpretações negativas para serem mais positivas

Merd* acontece. Mas é como lidamos com isso que importa. Muitas vezes, podemos colocar interpretações negativas de eventos ou ações de outras pessoas. Os mecanismos de sobrevivência do cérebro são programados para colocar mais peso em eventos negativos.

Quando nossos ancestrais desceram para o bebedouro e um deles foi comido por um tigre dente-de-sabre, eles podem ter chamado o bebedouro de amaldiçoado. Ficar longe do bebedouro proibido os manteria a salvo do tigre. Mas a maioria de nós não tem tigre na grama.

A negatividade pode ser um hábito arraigado – é muito importante se pegar no ato. Como você está se sentindo sobre um evento é um bom indicador de onde estão seus pensamentos. Grandes sentimentos negativos seguem-se a grandes pensamentos negativos.

Reserve um momento e reconheça o que está sentindo. Honre-o e pergunte a si mesmo quais são seus pensamentos. Fique curioso e faça perguntas. A curiosidade é um estado subestimado. Fazer a si mesmo as perguntas certas sobre um evento pode ajudá-lo a sair de um estado depressivo e ser mais positivo.

Por exemplo: digamos que meus filhos gritem comigo. Eu me pego pensando que eles não me respeitam.

Isso pode me deixar com raiva. Eu poderia gritar de volta. E se houver uma interpretação diferente? Se eu ficar curioso sobre o comportamento deles, pode ser mais ou menos assim: Que motivo eles podem ter para agir assim? Que intenção ou necessidade positiva eles estão tentando atender? O que pode ter acontecido que levou a isso?

Minha curiosidade sobre a situação me força a sair da mentalidade do “ pobre de mim ” e a entrar em um estado de desenvoltura. Posso até ajudar meus filhos a superar esse incidente de forma positiva e fazer escolhas melhores no futuro.

5. Empilhe evidências para construir crenças positivas

Agora que conquistamos algumas crenças e pensamentos negativos, é hora de construir positividade. Isso é mais simples do que pode parecer. Pense em algo verdadeiro para você. Algo simples, como o sol nascer no leste todos os dias.

OK, se eu perguntar como você sabe que isso é verdade, provavelmente você pode criar uma lista de coisas facilmente. Eu o vi crescer no Oriente. Aprendi na escola que a Terra gira de leste para oeste. Qualquer que seja.

Preste muita atenção em qual tipo de prova é mais convincente para você. Portanto, se quisermos fazer a engenharia reversa de uma crença, simplesmente adicionamos critérios que tornem essa crença verdadeira para você.

Comece com uma crença fortalecedora. Se vamos criar e solidificar uma crença, devemos escolhê-la com cuidado. Escolha algo que o capacite e se sinta bem. Crie uma única declaração. Devemos formular a declaração de forma positiva.

Sou um bom pai” é melhor do que “Não sou um péssimo pai”. Isso tem a ver com a dificuldade do cérebro em processar negativos. Quanto mais simples for essa afirmação, mais fácil será levá-la para casa em sua mente subconsciente e adotá-la naturalmente.

As afirmações são um dos pilares do desenvolvimento pessoal, mas têm um problema. Pesquisas psicológicas mostraram que afirmações irrealistas podem, na verdade, deixar as pessoas deprimidas. Dizer “eu sou rico” repetidamente enquanto seu carro está sendo retomado o coloca em um estado de conflito interno.

Escolha uma crença que esteja dentro do reino da realidade para ser mais positiva. Coisas como: “Posso passar por este momento”, “Sou um bom marido” ou “Tenho muito a oferecer aos meus amigos”.

Faça a si mesmo esta pergunta poderosa

Agora que você tem a nova crença que deseja adotar, é hora de fortalecê-la com evidências. Você vai se fazer esta pergunta:

Supondo que isso seja verdade, como sei que é verdade?

Deixe seu cérebro encontrar o máximo de respostas que puder. Anote essas respostas. Você pode repetir esse exercício todos os dias até que essa nova crença de ser mais positivo seja consolidada.

E você, costuma manter sua mente positiva na sua rotina? Comente aqui, compartilhe com quem você sabe que gostaria dessas dicas e continue acompanhando o APRENDA na real!