Sem tempo para ler? Experimente escutar!
Getting your Trinity Audio player ready...

Não confunda “você é ocupado” com “você é produtivo”

Você está tão ocupado sendo ocupado que não tem tempo para ser produtivo? Devemos aprender a diferença entre estar ocupado e valorizar nosso tempo para sermos mais produtivos.

A vida é mais do que correr como uma barata tonta por aí.

Você faz muitas horas extras e ainda não tem tempo para tudo o que precisa fazer? Você é uma daquelas pessoas que adoraria ter 28 horas por dia?

Infelizmente, você também tem apenas 24 horas como todo mundo neste planeta. Ah, e desculpe, esqueci de te contar um segredo: não existe gerenciamento de tempo!

ANÚNCIO

Você não consegue administrar o tempo. O que você pode fazer é usar seu tempo com sabedoria e gerenciar suas prioridades.

Todos que vêm até mim e a maioria dos meus amigos dizem: “Não tenho tempo para fazer tal coisa.” Isso te soa familiar?

Não confunda estar ocupado com ser produtivo

A maneira mais rápida de ganhar tempo é assistir uma hora a menos de TV todos os dias. São 365 horas por ano, o que equivale a uma média de 30 horas por mês!

O que você faria com sete horas extras por semana? Seria tempo suficiente para fazer um curso superior? Ou talvez goste de um hobby como pintar? Poderia ser mais tempo que você passou com sua família?

Outro truque para ganhar mais tempo é acordar mais cedo. Embora seja difícil no início, o hábito de acordar cedo faz com que seu dia renda muito!

Defina prioridades e escolha como investir seu tempo para combater a ocupação. Defina regras claras sobre quando você está disponível e quando não está disponível e não deixe que outras pessoas roubem seu tempo.

O engraçado é que quanto mais você valoriza o seu tempo, mais você terá dele porque as pessoas também irão valorizá-lo.

Se você permite que as pessoas o interrompam o tempo todo, você está essencialmente mostrando a elas que seu tempo não é muito valioso e, nesse caso, você não será capaz de trabalhar com eficiência, não importa quantas horas trabalhe.

Estudos recentes descobriram que cada interrupção de 5 minutos no trabalho leva 12 minutos porque seu cérebro precisa de 7 minutos para se reorientar! Quantas interrupções você tem por dia? 10? 12?

Imagine quanto tempo você pode recuperar ao diminuir o número de interrupções. Cada interrupção de 3 minutos custa 10 minutos. Digamos que você seja interrompido 12 vezes em um dia útil: 2 horas se passaram! Em um mês, é como ter uma semana a mais!

Não deixe que funcionários, amigos ou clientes o interrompam. Defina essas regras claras AGORA e faça algumas regras sobre mídia social também!

Mídias sociais e e-mail são outros dois ladrões de tempo. Definir horários fixos para sua atividade de mídia social e verificar e-mails é outro meio de ganhar muito tempo.

Planejar e dizer “não”. Comece ganhar muito tempo no trabalho aprendendo a dizer “NÃO”.

Organizar sua semana antes de ela iniciar também ajuda a administrar seu tempo. Por mais que num domingo você gaste uma hora organizando sua próxima semana, durante o percorrer dela você terá ganhado muitas horas a mais de bônus.

E não se esqueça de reservar algum tempo livre, de relaxamento, como cochilos, leitura, meditação, etc., e algum tempo de reserva para emergências.

Mais algumas dicas para economizar tempo:

  • Faça uma lista de tarefas com a data e o tempo que a tarefa leva.
  • Limite suas chamadas ou conversas superficiais a 5 minutos por vez.
  • Esteja ciente do resultado que deseja para cada chamada que fizer.
  • Trabalhe contra o tempo e você fará seu trabalho mais rápido (defina um despertador e trabalhe contra ele)
  • Escreva 5 coisas que deseja para o dia seguinte todas as noites e liste-as em ordem de prioridade.
  • Crie blocos de tempo (blocos de 90 minutos).
  • Acompanhe o seu tempo. Dê uma olhada em como você usa seu tempo atualmente, acompanhando suas atividades diárias.
  • Faça as coisas desagradáveis ​​primeiro.
  • Pare de ser ocupado e vá atrás de resultados.

Tenha cuidado com os seguintes ladrões de tempo:

  • Falta de informação para completar uma tarefa.
  • Fazer tudo sozinho (Delegar é uma opção?).
  • Distrair-se facilmente (concentre-se e estabeleça limites!).
  • Chamadas muito longas (coloque um limite de 5 minutos).
  • Passar muito tempo procurando arquivos (Organize-se!)
  • Fazer as coisas da mesma maneira e não perceber que poderia haver uma maneira mais eficiente de fazê-lo.
  • Você tem que estar acessível o tempo todo e em qualquer lugar (Sério?).

Então, o que você vai fazer a seguir?

Você vai insistir na desculpa de que não tem tempo, ou vai começar a arranjar tempo com uma coisinha de cada vez e experimentar a mudança por si mesmo? O que você vai fazer?

Lembre-se que é tudo uma questão de decisões e hábitos!

E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário aqui com o APRENDA na real e compartilhe com aquele amigo ou colega que está sem tempo para nada. Acompanhe também nossas páginas no Instagram, Linkedin e nosso canal no Youtube!