A Trilha Sonora da sua Vida
Sem tempo para ler? Experimente escutar!
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Como músicas podem influenciar nos seus sentimentos e como usá-las à seu favor
Qual era a sua música favorita quando você tinha dezessete anos?
—
Você é capaz de pensar nisso agora sem ter dezessete anos de novo, pelo menos um pouco?
A experiência que uma música nos fazer sentir, de uma certa maneira, é o que os programadores neurolinguísticos chamam de “âncora”: uma conexão confiável entre, neste caso, uma música e um conjunto associado de sentimentos e experiências.
Os cineastas usam esse fenômeno quando projetam meticulosamente trilhas sonoras para acompanhar e aprimorar as imagens na tela.
Peça às pessoas que pensem no filme Guerra nas Estrelas, ou em qualquer um dos filmes de Rocky ou James Bond, e você pode ter certeza de que a música desses filmes tocará em suas cabeças em um piscar de olhos.
Por outro lado, as trilhas sonoras de nossas vidas tendem a ser acidentais – ou escolhemos músicas que refletem, em vez de melhorar nosso humor, ou nos tornamos acidentalmente “ancorados” a qualquer música popular durante períodos significativos de nossas vidas.
O que aconteceria se pensássemos tanto em projetar a trilha sonora ideal para nossas próprias vidas quanto os cineastas colocam em seus filmes?
ANÚNCIO
Que tal fazer uma experiência?
Vale a pena dedicar um tempo extra ao experimento, e foi inspirado por um exercício do livro de Bob Arnot, chamado A Biologia do Sucesso.
Primeiro:
Crie uma playlist (Spotify, Amazon Music, etc).
Segundo:
Pense em um evento importante que está por vir. Imagine como você gostaria de se sentir naquele evento. Agora escolha a música ou peça musical perfeita que melhor evoca esse sentimento em você. Anote o sentimento e a música ou peça musical.
Exemplo: Vou dar uma palestra para 400 pessoas. Quero me sentir super energizado e escolho uma música que realmente me faz sentir bem – We Are The Champions, da banda Queen”.
Terceiro:
Pense em como você costuma se sentir antes de um evento como este? Escolha a música que melhor reflete esse sentimento e, mais uma vez, anote-as.
Exemplo: eu normalmente me sinto ansiosa/preocupada antes de começar. A música Hard Times, da banda Paramore foi a escolhida, por exemplo.
Quarto:
Qual é o sentimento intermediário entre o segundo passo e o terceiro?
Escolha uma música evocativa e anote o sentimento e a música. Exemplo: Para mim, a meio caminho entre ansioso e super energizado é calmo. A música escolhida pode ser Vento no Litoral, da Legião Urbana.
Quinto:
Repita o último passo, desta vez escolhendo um sentimento e uma música entre segundo e quarto sentimentos e entre quarto e terceiro sentimentos.
Exemplo: A meio caminho entre ansioso e calmo é “um pouco para baixo”. Pode escolher Everybody Knows de Leonard Cohen, por exemplo
A meio caminho entre calmo e super energizado é brincalhão. Escolhemos Don’t Worry, Be Happy de Bobby McFerrin.
Sexto:
Agora você deve ter uma lista de cinco sentimentos e cinco músicas. Escreva-os em ordem.
Sentimentos:
Ansioso -> Um pouco para baixo -> Calmo -> Brincalhão -> Super energizado!
Músicas:
Hard Times -> Everybody Knows -> Vento no Litoral -> Don’t Worry, Be Happy -> We Are The Champions
Sétimo:
Agora você vai adicionar as músicas à playlist, ligando todas elas, para ajudá-lo a construir uma cadeia emocional de onde você está até onde deseja estar.
Você pode ir alternando as músicas e criando playlists variadas para diferentes ocasiões ou então como uma “escalada”, onde você vai progredindo para o sentimento desejado para determinada situação.
Depois de fazer isso, você poderá reproduzir a playlist sempre que estiver pensando no próximo evento (encontro ou acontecimento) e imediatamente antes dele.
Em breve, você poderá descobrir que começa a “deslizar” automaticamente para a maneira desejada de sentir apenas pensando na música em que adicionou a playlist!
—
De curiosidade deixo aqui uma seleção do Canal Museu do Cinema, a respeito das 10 melhores trilhas sonoras da história do Cinema – sinta bem como são impactantes!
Dica Bônus:
Faça sempre com que a música de empoderamento ou a qual você quer chegar, no sentimento de impacto desejado, fique sempre por último na playlist e deixe ela tocar até o fim!
Gostou do Artigo e das dicas?
Compartilhe e também deixe seu comentário, o que aprendeu NA REAL!
Formada em Administração pela UNISC e no Curso Normal pelo Instituto Olavo Bilac. Atualmente é bancária e divide seu tempo entre trabalho, estudos e games. Ama ler e coleciona best sellers estrangeiros, além de ter uma coleção de consoles PlayStations.