Sem tempo para ler? Experimente escutar!
Getting your Trinity Audio player ready...

A inteligência artificial está na moda. A chegada do ChatGPT surpreendeu milhões de usuários. Eles viram como os avanços nesse campo estão começando a mudar a forma como interagimos com a Internet. Mas, apesar de sua popularidade, não é a única ferramenta de IA que oferece possibilidades impensáveis ​​até recentemente.muitos mais. No entanto, todos eles requerem a participação de um número infinito de especialistas para funcionar de forma otimizada. Alguns deles são especialistas em campos inimagináveis, como: B. Linguística. Você quer conhecê-la? Vamos até eles.

As apresentações relacionadas à inteligência artificial têm sido um verdadeiro turbilhão nas últimas semanas. As grandes empresas de tecnologia parecem travadas em uma luta para desenvolver e usar novas ferramentas relacionadas à tecnologia para atender aos cidadãos e estão na vanguarda de uma tendência que promete desempenhar um papel fundamental na Internet nos últimos anos.

Em fevereiro de 2023, a Microsoft anunciou um investimento de US$ 10 bilhões na OpenAI, a empresa que desenvolveu o ChatGPT, entre outras ferramentas de IA. Isso aconteceu poucos dias depois de anunciar que estava integrando a tecnologia em seu mecanismo de busca Bing, em uma tentativa de atrair alguns usuários para longe do rival Google.

ANÚNCIO

O Google foi rápido em responder. Em 7 de fevereiro, ele apresentou ao mundo Bard, o nome de um serviço de IA conversacional que estará disponível para todos os usuários nas próximas semanas. A principal diferença com seus principais concorrentes é que a Bard estará constantemente online, o que não acontece em modelos como o ChatGPT. Isso significa que os usuários também podem obter informações relacionadas a notícias.

Vamos falar sobre as ferramentas mais influentes quando se trata de conversas de texto hoje. Mas eles não estão sozinhos e nem todos se concentram nessa questão. Por exemplo, Dall-E é uma ferramenta que cria imagens a partir de descrições de texto fornecidas por você, enquanto o Aug X Labs converte texto em vídeo. Temos certeza de que os desenvolvimentos da indústria nos trarão em breve novos e mais surpreendentes programas.

Mas para qualquer desenvolvimento de IA, uma ampla variedade de treinamentos profissionais é essencial. O desenvolvimento dessas ferramentas mostra que o futuro está na inteligência artificial, o que significa que essa é uma área em que a demanda por mão de obra aumentará. Vamos dar uma olhada em alguns dos especialistas com maior probabilidade de trabalhar neste campo.

  • Cientista de Dados: Especializado em coletar, analisar e processar grandes quantidades de dados que devem ser processados ​​para desenvolver o chamado aprendizado preditivo. Esses perfis devem ser proficientes em linguagens de programação e ter profundo conhecimento de big data.
  • Cientista de robótica: ferramentas que podem automatizar processos de forma preditiva exigem especialistas que saibam como programá-los, monitorá-los e solucionar erros que possam ocorrer. Os cientistas de robótica trabalham com grupos de trabalho de outros departamentos para desenvolver protótipos e testar sua funcionalidade.
  • Especialistas em machine learning: a aplicação bem-sucedida de aprendizado de máquina e modelos preditivos tem muito a ver com esses especialistas em aprendizado de máquina. O aprendizado de máquina abrange uma ampla variedade de disciplinas, incluindo matemática, estatística e programação.
  • Linguistas e filólogos:  O desenvolvimento da inteligência artificial requer a participação de especialistas de várias disciplinas, não apenas especialistas com formação técnica. E um dos mais importantes é o linguista. Em 2020, a RAE fez parceria com a Associação de Academias de Língua Espanhola (ASALE) para lançar o Proyecto LEIA.

Tem dois objetivos. Ensinando máquinas a corrigir o espanhol e aprofundando o desenvolvimento de ferramentas e aplicativos que ajudem o ser humano a aprender a usar bem o espanhol. Para isso, o apoio de especialistas em lingüística e filologia é essencial para garantir o uso correto dos itens anteriores em todos os softwares que trabalham com IA.

  • Psicólogos: A inteligência artificial tenta imitar o funcionamento da psicologia humana. Os psicólogos cognitivos, portanto, desempenham um papel importante no aprendizado de diferentes ferramentas. Enquanto isso, mais e mais campos de máquinas estão se abrindo para monitorar pessoas com doenças como demência senil e mal de Alzheimer. Por esse motivo, os psicólogos desempenham um papel importante no aprendizado sobre a inteligência artificial, que pode ser de grande ajuda para os pacientes.
  • Filósofo: A relação entre humanos e tecnologia deve ter um núcleo ético. Os treinadores de modelos robóticos devem imaginar comportamentos que beneficiem os indivíduos, tornando o design thinking um processo essencial. Os criadores da inteligência artificial devem ensiná-la a pensar. Isso requer a ajuda de pensadores – filósofos.

A inteligência artificial já demonstrou seu potencial para melhorar a eficiência organizacional, produtividade e precisão. No entanto, seria um erro focar apenas nas partes técnicas relevantes. A IA requer uma abordagem multidisciplinar que requer especialistas de áreas muito diferentes de engenharia e humanidades. A transformação da interação humana terá, portanto, suporte especializado ilimitado.