Sem tempo para ler? Experimente escutar!
Getting your Trinity Audio player ready...

Se você já se perguntou qual é o objetivo da vida, isso abrirá totalmente seus olhos

Qual é o seu objetivo de vida? A maioria das pessoas tenta ignorar essa pergunta o máximo possível porque isso as assusta. A pergunta é assustadora porque eles não podem respondê-la.

Geralmente essas pessoas são inseguras, apavoradas com a incerteza e não encontram significado em seus dias

Isso esmaga sua força de vontade para agir e cavar mais fundo para encontrar a resposta. Porém, quem tem objetivos, quem quer evoluir, ser melhor a cada dia, entende os princípios em que o universo se estrutura.

Eles vivem de acordo com seu potencial. Eles continuam buscando uma resposta. Então, o que é a vida e qual o objetivo dela?

Pensar demais não o ajudará a chegar onde deseja. Existem histórias de sucesso suficientes por aí, então podemos definir claramente como é o sucesso. Precisamos criar estratégias, encontrar um propósito e persegui-lo diariamente.

Para evitar que você se pergunte se há uma resposta ou não, bem como para acabar com a luta constante de encontrar o sentido da vida, aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente para garantir que você viva de maneira significativa.

Então, qual é o sentido da vida afinal?

1. Lembre-se que tudo é uma lição de vida

Um dos propósitos da vida é ensiná-lo. O que exatamente? Isso depende do que você está pronto, do que precisa para subir de nível e do que deseja secretamente, mesmo que não admita para si mesmo.

Você é um estudante da vida. É assim que deveria ser. Alguns, no entanto, ficam sobrecarregados com o conhecimento antes mesmo de se “formarem”.

Eles mal podem esperar para nunca mais aprender nada em suas vidas depois que terminar. Mas essa é uma má escolha de estilo de vida. Depois de entrar nessa mentalidade, raramente há um caminho de volta.

Você começa a dizer ‘NÃO’ para crescer. Você não quer tentar coisas novas para sair da sua zona de conforto.

Você começa a evitar o fracasso, então não trabalha em grandes projetos ou sonha alto. Mas tudo isso – junto com perder coisas, cometer erros e vivenciar coisas negativas – são lições de vida. Eles estão apenas escondidos atrás de dificuldades e provações.

Para aproveitar a vida e torná-la mais fácil (enquanto cresce continuamente), você precisa abraçar o aprendizado ao longo da vida e se tornar uma pessoa melhor. Aconteça o que acontecer, aprenda com isso.

Você não vai se arrepender e vai se sentir mais produtivo do que nunca.

2. Escolha paz e contentamento

Outra coisa em que você deve se concentrar se quiser ver o que significa felicidade e sucesso é a atenção plena.

O que é isso? Nada mais é do que passar o tempo no momento presente.

É sobre ter pouco ou nenhum arrependimento sobre o passado, não planejar muito para o amanhã e temer que as coisas possam dar errado.

Todo o significado que você procura na vida pode ser encontrado no momento presente. Pare de procurá-lo em coisas, pessoas, memórias ou sonhos.

Tudo isso não é certo – não importa agora e não é perfeito. O que é perfeito é o agora, com a pessoa que você é neste exato momento e todas as oportunidades ao seu redor.

Abrace isso.

3. Deixe algo para trás

Outra coisa que você quer ter certeza é investir algum do seu tempo deixando um legado. Alguns acham que isso soa muito grande e é para quem pode pagar. De jeito nenhum.

Existem centenas de pequenas maneiras de contribuir para o mundo, ajudar os outros, ser um exemplo, fazer o bem e deixar uma marca.

Os benefícios de ajudar os outros e viver além de si mesmo não podem ser explicados, embora vários estudos comprovem seus efeitos. Você precisa ver por si mesmo como é dar sem esperar nada em troca.

E como, inexplicavelmente, você recebe mais do que pode imaginar.

4. Seja um indivíduo

Há uma resposta simples e poderosa para a pergunta sobre o objetivo da vida: você pode criá-la para si mesmo.

Todos têm diferentes experiências, pontos de vista, aspirações e medos ou lutas atuais. Temos caminhos diferentes para trilhar. É importante abraçar essa individualidade.

Nunca se permita viver de acordo com os padrões de outra pessoa. Faça o que parece certo. Se tudo o mais não parece estar indo bem, essa abordagem pode fazer tudo valer a pena.

ANÚNCIO

Isso inclui a aceitação. Aceite-se como você é, junto com seu passado e quem você pode se tornar no futuro. Aceite a vida como ela é e admita que ela também tem limitações.

Isso o ajudará a parar de esperar muito dele e a ser mais feliz com tudo o que você tem. Continue aprendendo e crescendo, dando e gastando tempo no momento presente, mas faça do seu jeito. Não copie. Seu potencial é único.

Ao se permitir ser quem você deveria ser, você pode liberá-lo.

A busca filosófica da resposta para “Qual é o sentido da vida?” permanece muito metafísico para a investigação científica com as ferramentas disponíveis hoje.

Os pesquisadores da psicologia concentram-se no impacto do significado nos indivíduos, descrevendo os significados que diferentes pessoas atribuem às suas vidas e descrevendo as características desses significados geralmente contidos.

Sentir que a própria vida é significativa contribui significativamente para o bem-estar e a saúde, então como você adota uma perspectiva que faz sua vida parecer significativa?

Nossa interpretação individual de se nossa vida é significativa determina se sentimos que nossa vida tem significado. Na análise final, você pode escolher o que torna sua vida significativa.

Sua vida tem significado, mesmo que seja desconhecida. Alguns filósofos, como Richard Taylor, acreditam que nossas vidas são significativas porque existimos. Este conceito tem algum mérito.

É enorme se você pensar no efeito que sua existência tem no mundo. Sua existência muda as ações e vidas de outras pessoas. Sua presença tem o potencial de agregar enorme valor ao mundo.

Você não precisa fazer algo que pareça grande para que sua vida tenha um significado significativo. Amar alguém é uma atividade significativa. E existem muitos outros exemplos.

E se você fosse um estranho gentil que fizesse a diferença na vida ou na morte de alguém, e a pessoa que você salvou desse uma contribuição significativa para a humanidade ou para a conservação?

Ou a pessoa que você salva mais tarde salva a vida de alguém que fará uma grande diferença por algo tão simples quanto impedi-los de entrar no trânsito na frente de um ônibus que se aproxima quando estão distraídos.

Formação contínua

Vários filósofos encorajam encontrar significado na busca do conhecimento. Outros encorajam a examinar a própria vida. Sócrates disse que a vida não examinada não valia a pena ser vivida.

O filósofo moderno, Casey Woodling, sugere que a vida não examinada não tem sentido, o que faz sentido porque atribuímos o sentido que encontramos para nossa vida e, se não o considerarmos, não veremos que nossa vida tem sentido.

Roy F. Baumeister, um sociólogo e pesquisador norte americano, conclui que uma vida significativa tem quatro propriedades, incluindo um propósito que guia nossas ações e nos dá direção, valores que nos permitem distinguir o bem do mal e nos permitem ver nossa vida como progresso bom e positivo em direção ao nosso propósito.

Ele conclui que “uma vida será significativa se encontrar respostas para as quatro questões de propósito, valor, eficácia e valor próprio. São essas perguntas, não as respostas, que perduram e unificam.”

Mas e você, já encontrou o significado da vida? Obteve uma resposta para seu propósito? Comente aqui com a APRENDA na real e compartilhe com seus amigos. Acompanhe nossas páginas no Instagram e Linkedin, e acompanhe nossos vídeos no Youtube.