Sem tempo para ler? Experimente escutar!
Getting your Trinity Audio player ready...

Quando as redes sociais começam a passar de laser e bem estar para vício e perda de tempo

Você já se perguntou: “Porque perco tanto tempo com redes sociais?” Aqui vamos nos concentrar nas mídias sociais e, especificamente, no Instagram e no Facebook. Ambos se tornaram tão expansivos com conteúdo que é muito fácil ser sugado.

Você pode fazer login para verificar rapidamente o que seus amigos estão fazendo. Mas antes que você perceba, as horas se foram.

Entre atualizações de status, vídeos, Instagram, compras online, notícias, páginas de empresas, páginas de celebridades e muito mais, Zuckerberg certamente fez uma grande (e muito lucrativa) loja social completa.

É um enigma de estar em uma vida simultaneamente conectada e desconectada. Os resultados podem ser bastante difíceis se você for muito fundo na toca do coelho da mídia social.

Então, como você pode parar de perder tanto tempo nas redes?

Aqui estão alguns passos que podem ajudá-lo a gastar menos tempo conectado.

1. Saiba que o mundo do Facebook e Instagram é virtual, mas as interpretações errôneas podem ser bem reais

Entenda que, embora você possa conhecer algumas – ou talvez todas – as pessoas em seu feed do Facebook, você só está interagindo com elas em um mundo digital. Você tem que parar e pensar em quanto do mundo real você está perdendo ao rolar para longe em uma página de feed.

Pode ser muito difícil fugir disso, dependendo de quão imerso você esteja. Mas vale a pena o esforço. O resultado pode parecer que uma tonelada de peso foi aliviada de seus ombros. Você está mais no controle do seu mundo: seu mundo REAL.

Ligue para seus amigos de vez em quando. Ou melhor ainda, vá passar algum tempo com eles. As conversas online (ou usando um aplicativo de mensagens até certo ponto) são completamente diferentes da interação face a face.

ANÚNCIO

Você perde nuances sutis em conversas digitais. Pior, você pode entender completamente mal o que eles estão dizendo.

Você já perguntou a alguém cara a cara se eles estão bem sabendo que algo está errado e eles dizem: “Estou bem?” Você sabe que eles não estão nada bem. Você pode dizer por suas expressões faciais e tom de voz.

Esse não é o caso quando você passa o tempo conversando no direct. Quando a frase “estou bem” pode ser interpretada como se estivesse tudo bem – quando eles realmente estão com dor.

2. O vício em redes sociais não é apenas demorado; pode se tornar mentalmente prejudicial também

O que você pode não perceber ao ler sobre o casamento de seu melhor amigo, um membro da família tendo um bebê ou um colega de escola que acabou de voltar do exército é que você pode estar comparando sua vida com os eventos daqueles em seu Facebook.

NÃO faça isso. Sob nenhuma circunstância compare sua vida com as que você vê no Facebook e em outros feeds sociais. É uma boa maneira de entrar em uma espiral descendente. Possivelmente, até mesmo em depressão.

Se isso começar a acontecer, você pode subconscientemente continuar rolando seu feed em busca de algo para iluminar seu espírito. As horas passam sem você perceber.

Você se sente melhor depois? Pode ser difícil dizer. É muito fácil para alguém colocar uma fachada atrás de uma tela e dizer às pessoas que está tudo bem, mesmo que possa ser exatamente o contrário.

Fique feliz pelos eventos alegres que estão acontecendo em sua vida. Não compare com aqueles ao seu redor. É ótimo celebrar as conquistas de seus colegas – mas você nunca deve deixar que isso diminua as suas.

3. Reduza sua lista de amigos das redes sociais para aqueles com quem você realmente se importa

Este é um grande problema e se aplica a todos os canais de mídia social. Ler o mural de um amigo do Facebook lotado pode levar muito tempo. Isso é especialmente verdadeiro se você entupiu sua lista de amigos com pessoas de quem realmente não é tão próximo.

Pode ser uma boa ideia silenciá-los ou deixar de seguir aqueles que aparecem como spam. Toda aquela mania de “obter (x) quantidade de seguidores no Facebook” ou “compartilhar por compartilhar” no Instagram é ridícula, a não ser que você trabalhe com isso.

Embora você possa ter mais de 400 seguidores, você realmente vai ler as atualizações de todos? Certamente existem pessoas que o fazem, mas é deprimente pensar em quanto tempo no Facebook elas perdem fazendo isso.

Acontece que existem pessoas que tem tantos amigos em seu feed do Facebook que leva literalmente uma ou duas horas por dia para se atualizar! O feed continua se acumulando sem nenhum sinal real de interrupção.

Depois de passar horas lendo atualizações apenas para se envolver com pessoas que você mal conhece na vida REAL ou mesmo conhece, provavelmente é hora de um expurgo.

4. Distancie-se de pessoas negativas

As atitudes e postagens polarizadoras de pessoas negativas no Facebook podem ser bastante prejudiciais.

Sei que pode ser um pouco difícil silenciar alguns de seus amigos. Mas quando eles continuam a postar material negativo ou ofensivo, essa provavelmente é a melhor decisão (se não parar de segui-los completamente).

Por exemplo: alguém em sua linha do tempo publica algo político (ou na maioria dos casos, um meme que pretende ser cômico) e você pode estar inclinado a postar suas opiniões sobre isso. Se o fizer, as chances de entrar em um debate carregado tornam-se muito altas.

Pode ocupar muito do seu tempo livre no Facebook (e ficar emocionalmente exaltado). É melhor apenas passar por ela e não deixar que ela chegue até você. Se for demais, silencie ou pare de segui-los.

Todos têm suas próprias opiniões e podem postar o que quiserem em sua página do Facebook. Afinal, é a página deles.

Então, por que entrar em um debate quando realmente não é necessário? Siga em frente, nada para se preocupar aqui.

5. Um passo muito mais simples: desligue as notificações

A Localytics, uma empresa de pesquisa de marketing de mídia social, conduziu recentemente um estudo que mostrou que 88% dos usuários usarão um aplicativo com mais frequência quando as notificações estiverem ativadas.

Além disso, a Localytics descobriu que os usuários com notificações push ativadas provavelmente iniciam um aplicativo três vezes mais do que aqueles com a opção desativada.

Notificações = mais uso.

Embora sejam extremamente convenientes porque você sabe imediatamente sobre a atualização mais recente, você adquire o hábito de verificar seu telefone assim que a notificação aparece.

Antes que você perceba, você é sugado novamente. Eu mesma já fui assim. Mas aprendi que é mais aliviante verificar no seu próprio ritmo e NÃO quando é ditado para você fazer isso. Você está no controle de seus feeds, não do telefone.

Além disso, a bateria do seu telefone agradecerá por isso.

Em qualquer um desses casos, você está perdendo menos tempo no Facebook ao desativar as notificações. Na maioria das vezes, as redes podem esperar.

Todas as redes sociais têm seus benefícios. De forma alguma estamos incitando o não uso delas. Inclusive você pode adquirir muito conteúdo benéfico. Porém a ideia é filtrar esses conteúdos e não se deixar consumir pelas redes.

Afinal, não é do mundo digital a rotina é feita. As interações pessoais são extremamente importantes.

Curtiu esse artigo? Então deixe seu comentário com a APRENDA na real e compartilhe com seus amigos. E quer conteúdo de qualidade e que fazem significado no seu crescimento pessoal, profissional e no seu conhecimento? Então nos acompanhe no Instagram e no Linkedin. Além disso, nos acompanhe no nosso canal no Youtube.