O sucesso e a paz de espírito
Sem tempo para ler? Experimente escutar!
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Entenda porque uma das medidas para ser bem sucedido é ter paz de espírito atualmente
A paz de espírito é um estado indescritível. Ele foge de muitos de nós porque simplesmente não sabemos como encontrá-lo. É muito mais fácil alcançar um estado de paz, semelhante ao zen, quando nossos mundos externos combinam com a calma de nossos mundos internos.
No entanto, não podemos esperar que os momentos de paz superem os estressantes para alcançar a paz interior .
Na paz de espírito parece que seu cérebro é:
- calma
- à vontade
- não consumido pela preocupação
A dificuldade de trabalhar para o ‘sucesso’ pode nos lançar em momentos de dúvida, frustração e questionamento. Talvez estejamos medindo a ideia de sucesso com uma régua defeituosa. Pare um momento e reflita: o que é paz de espírito para você hoje?
Seus objetivos fazem parte da jornada para alcançar a paz de espírito
Quaisquer que sejam os objetivos que possamos ter – anualmente, mensalmente ou ao longo da vida – fazem parte do quadro maior. A capacidade de apreciar os momentos ao longo do caminho para o nosso destino fará ou quebrará nossa capacidade de aproveitar nossas vidas.
Como diz o ditado, “não é o destino, mas a jornada que compõe a maioria dos momentos de nossas vidas”.
Pense nisso. O que acontece se colocarmos toda a nossa energia em alcançar objetivos específicos em vez de apreciar todos os momentos ao longo do caminho? Quanto teremos aproveitado nossas vidas quando finalmente chegarmos aos nossos últimos momentos?
Não que não devamos lutar pelos nossos sonhos. No entanto, devemos lutar pela paz, independentemente de atingirmos cada objetivo ou não.
Aqui estão sete razões pelas quais a paz de espírito é a verdadeira medida do sucesso.
1. Nossa Saúde
Essa é uma razão em que nunca conseguimos enfatizar o suficiente, devido a imensa importância. Segundo o Ministério da Saúde, o estresse é um dos fatores mais comuns para doenças graves e fatalidades.
O estresse se manifesta de várias formas no nosso corpo. A longa lista de manifestações físicas inclui dores de cabeça, ansiedade, tensão na mandíbula, aumento da frequência cardíaca, distúrbios digestivos, obesidade, diminuição do desejo sexual, insônia, tensão muscular, dependência de drogas, alcoolismo e suicídio .
É melhor lidar com o estresse no momento do que depois. Por exemplo, assistir a uma aula noturna de ioga após um dia estressante pode não ser a melhor solução. Isso não significa que a ioga não seja uma atividade útil.
No entanto, em vez de colocar um Band-Aid na ferida, é melhor eliminar (ou aprender a lidar melhor) a fonte de seu estresse. Isso pode significar deixar uma situação cronicamente estressante, como um relacionamento ou trabalho abusivo. Ou pode significar lidar com uma fonte de tensão no corpo ou um assunto delicado com um amigo.
Então, pelo menos, você terá lidado com o problema em vez de continuar a evitá-lo, entorpecê-lo ou encobri-lo.
2. O bem maior
Em outras palavras, quem você está ajudando além de si mesmo?
Se pensarmos em corporações ou empresas como pessoas – como faz nosso código tributário atual – o salto de auto para empresa ou organização não é muito difícil de fazer.
Portanto, devemos nos perguntar: “ Posso encontrar propósito em obter lucros? ” É possível encontrar propósito no mundo dos negócios?
A maioria de nós ocupa esse espaço, pois vivemos em uma sociedade capitalista. Provavelmente é seguro dizer que o capitalismo supera a democracia em nosso estado atual de coisas. Portanto, simplesmente devemos fazer certas perguntas sobre nossas empresas, organizações ou empreendimentos pessoais.
Por exemplo: “Qual é o propósito maior da minha organização?” ou “O mundo é um lugar melhor, mais seguro ou mais saudável por causa da minha empresa?”
Algumas maneiras pelas quais você pode ajudar a aumentar o senso de responsabilidade social corporativa da sua empresa é trabalhar para implementar políticas ‘verdes’ que sejam mais sustentáveis.
Os exemplos incluem a eliminação de resíduos desnecessários, a implementação de um programa de reciclagem ou a ajuda na organização de iniciativas de sensibilização da comunidade.
Você também pode fazer questão de implementar políticas de contratação de RH mais diversificadas e inclusivas e políticas em toda a empresa. Isso ajudará a garantir maior igualdade entre todos os funcionários, em vez de apenas alguns selecionados.
3. O Grande Quadro Global
Por mais fácil que seja esquecer isso, não vivemos em uma bolha. Isso significa que nosso país não é o único país do mundo.
Nossas escolhas de compra como consumidores – incluindo como e onde gastamos nosso tempo – são mais importantes do que podemos imaginar. Choques culturais entre países de primeiro, segundo ou terceiro mundo mostram que nem sempre o materialismo é a única riqueza.
Pesquise sobre a cultura de países menos desenvolvidos, e você descobrirá o quão rica ela pode ser. Viaje para ele e você terá sua perspectiva global completamente expandida.
É relativamente fácil expandir sua própria perspectiva global. Troque pelo menos uma vez sua viagem para os EUA ou para a Europa para algum país cuja cultura entra em contraste com a sua. Há também a possibilidade de expandir os negócios ou esforços empresariais para um mercado global. Por exemplo, tornar-se um blogueiro de viagens ou expandir seus negócios físicos para um segundo país.
Idealmente, você não apenas expandirá sua visão de mundo, mas também suas habilidades linguísticas!
4. Paz x Escada Corporativa
No final da vida, dizem que nos arrependemos mais das coisas que não fizemos do que das coisas que fizemos. É por isso que nunca devemos permitir que nossa necessidade de aceitação ou posição social ofusque as coisas que nos fazem sentir verdadeiramente vivos.
Se abrir um coletivo de artistas no meio da cidade realmente te empolga, crie um plano para que isso aconteça! Não permita que o medo e um emprego estável destruam seus sonhos.
Existem inúmeras histórias de executivos de Wall Street que largaram seus empregos para se mudar para o interior e viver em uma fazenda ou de músicos enrustidos que finalmente começaram a investir tempo em sua música e acabaram se tornando músicos profissionais.
5. Desejos Interiores vs. Expectativas dos Outros
Da mesma forma, há muitas histórias de pessoas com profundo desejo de se tornar atores, mas cujos pais eram médicos que esperavam que seus filhos ou filhas seguissem seus passos. No entanto, só porque sua mãe quer algo para você, não significa que você deva persegui-lo.
Não viva sua vida de acordo com as expectativas dos outros sobre você, para que você não fique cheio de ressentimentos e arrependimentos aos 50 anos. Você pode se ver cercado por pessoas com quem já teve muito em comum, mas que não entendem mais suas prioridades ou objetivos.
Talvez uma mudança de cenário ou redes sociais esteja em ordem. Romper pode ser doloroso no começo. No entanto, você dormirá melhor e ficará tranquilo sabendo que não está mais escalado para um papel coadjuvante.
Mas agora você está no papel principal de sua própria vida.
6. Algo inesperado ao longo do caminho
Você já encontrou suas expectativas totalmente subvertidas ou desmascaradas?
Você pode muito bem estar na profissão que você sempre buscou ter. Ter estabilidade também é bom, e você pode estar pensando nesse emprego como algo para o resto da sua vida.
Porém tem algo que você gosta mais. Algo que você faz apenas como hobby, como escrever, desenhar, cantar, dançar, etc. Já pensou que esse seu hobby tem possibilidade de mudar sua perspectiva de estabilidade profissional?
Muitas pessoas já descobriram que estavam no lugar errado, mesmo sem sentir que estavam. Apenas encontraram algo diferente que lhes dava maior satisfação no trabalho. Portanto, nem tudo é em vão.
Você pode descobrir algo inesperado no caminho para o seu destino. Seu destino – ou endpoint – pode mudar, e está tudo bem isso acontecer. Tente prestar atenção aos seus sentimentos ao ir aonde você pensa que quer ir. Você pode descobrir que não era realmente onde você queria estar.
7. Comunidade vs. Eu
Sua definição de sucesso é moldada mais pelo nível de felicidade ou satisfação que você sente, pessoalmente, ou pela saúde e felicidade de sua comunidade?
Você descobriu que fica mais feliz quando faz parte de uma comunidade de pessoas com objetivos comuns?
Aqui vão alguns fatores-chave que entram em jogo ao medir os níveis de “felicidade” de um indivíduo em uma comunidade:
- PIB per capita,
- suporte social,
- expectativa de vida saudável,
- liberdade para fazer escolhas de vida,
- generosidade, e
- percepções de corrupção
Esses seis fatores são os mais buscados pelas pessoas quando é pedida a definição de “senso de comunidade“. Esse é um termo que se refere à sensação de pertencimento e conexão entre os membros de um grupo.
Pode ser definido como o sentimento de que se faz parte de um grupo, que se é valorizado pelos outros membros e que há um senso de responsabilidade e comprometimento compartilhado em relação aos objetivos e interesses do grupo.
No momento em que o indivíduo sente fazer parte de uma comunidade com os valores e objetivos em comum aos dele, o bem estar psicológico e social dele é desenvolvido, além do sentimento de pertencimento ao lugar onde está.
Fazer parte de uma comunidade e entender que é uma peça importante para a construção dela como um todo traz a sensação de objetivo cumprido.
Qual é o seu caminho e o que lhe traz paz de espírito todos os dias?
O significado de sucesso é subjetivo e diferente para cada um de nós, dependendo de nossos objetivos de vida e pontos de vista. No entanto, somos todos humanos. Devemos nos esforçar para viver de uma maneira que nos permita sentir-nos mais em paz conosco e com as pessoas ao nosso redor.
Independentemente de como passamos cada ano, nossas vidas são finitas e compostas apenas por alguns anos, então devemos escolher nossos caminhos com sabedoria. A boa notícia é que, se nos perdermos e vagarmos um pouco, podemos criar um novo caminho para nós mesmos.
E você, como anda sua paz de espírito? Deixe seu comentário aqui no APRENDA na real! Se gostou do artigo, confira também nossas publicações no Linkedin e Instagram, além dos nosso vídeos pelo Youtube!
Formada em Administração pela UNISC e no Curso Normal pelo Instituto Olavo Bilac. Atualmente é bancária e divide seu tempo entre trabalho, estudos e games. Ama ler e coleciona best sellers estrangeiros, além de ter uma coleção de consoles PlayStations.