DICA para aumento do Valor entregue ao Cliente
Uma proposta de valor
(dica especial para venda externa)
Uma das melhores formas de despertar um potencial cliente para fora do seu estado zen, onde “está tudo bem” é “agir fora da caixa” como por exemplo uma declaração explícita sobre a diferença significativa que sua proposta pode fazer no negócio dele. E quanto maior e mais explícito for melhor.
Mas uma declaração explícita não é dizer “Nós conseguimos aumentar as suas vendas” ou a tradicional como “Com os nossos produtos o seu custo de produção irá diminuir”.
Precisa ser mais efetivo com o seguinte:
- Use estatísticas do Mercado do seu cliente;
- Use as estatísticas da sua empresa;
- Questione quantos % seu cliente quer melhorar.
Desta forma diga algo como:
“Uma pesquisa recente que efetuamos a 750 executivos de empresas globais revelou que 35% deles justificaram que o seu sucesso (da empresa deles) deveu-se ao fato de estarem a inovar em mercados altamente competitivos“.
“Só nossa empresa trabalha com o equivalente a 10% do PIB desta cidade“.
“Você gostaria de melhorar suas vendas ou diminuir seus custos em quantos %?“.
Qualquer declaração destas ou a junção de todas estas geram uma força muito grande a favor do vendedor.
Lógico que para vendedores internos que vendem ao consumidor final o mundo é bem diferente, mas o que foi exposto aqui é para perceber como precisa se preparar bem com informações de mercado e internas de sua própria empresa, isso é uma arma quase imbatível para com clientes difíceis. Fora isso saiba sempre as intenções de seu cliente, assim saberá o que pode realmente oferecer de valor efetivo a ele.
Demonstre sua capacidade de forma profissional.
Pense nisso e boas vendas!