Uma proposta de valor

(dica especial para venda externa)

Uma das melhores formas de despertar um potencial cliente para fora do seu estado zen, onde “está tudo bem” é “agir fora da caixa” como por exemplo uma declaração explícita sobre a diferença significativa que sua proposta pode fazer no negócio dele. E quanto maior e mais explícito for melhor.

Mas uma declaração explícita não é dizer “Nós conseguimos aumentar as suas vendas” ou a tradicional como “Com os nossos produtos o seu custo de produção irá diminuir”.

Precisa ser mais efetivo com o seguinte:

  •  Use estatísticas do Mercado do seu cliente;
  •  Use as estatísticas da sua empresa;
  •  Questione quantos % seu cliente quer melhorar.

Desta forma diga algo como:

Uma pesquisa recente que efetuamos a 750 executivos de empresas globais revelou que 35% deles justificaram que o seu sucesso (da empresa deles) deveu-se ao fato de estarem a inovar em mercados altamente competitivos“.

“Só nossa empresa trabalha com o equivalente a 10% do PIB desta cidade“.

Você gostaria de melhorar suas vendas ou diminuir seus custos em quantos %?“.

Qualquer declaração destas ou a junção de todas estas geram uma força muito grande a favor do vendedor.

Lógico que para vendedores internos que vendem ao consumidor final o mundo é bem diferente, mas o que foi exposto aqui é para perceber como precisa se preparar bem com informações de mercado e internas de sua própria empresa, isso é uma arma quase imbatível para com clientes difíceis. Fora isso saiba sempre as intenções de seu cliente, assim saberá o que pode realmente oferecer de valor efetivo a ele.

Demonstre sua capacidade de forma profissional.

Pense nisso e boas vendas!