A Importância das Oficinas de ‘colaborradicalização’ em 2023
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A Importância das Oficinas de colaborradicalização
O atentado à escola Thomazia Montouro (SP) no mês passado, à escola Aracruz (ES) em 2022, à escola Suzano (SP) em 2019 e ao atentado de Realengo (RJ) em 2011 têm muito em comum os ataques ocorrem em fóruns ocultos da internet, que são espaços que atraem, radicalizam e promovem neonazistas, grupos dominados por homens e campanhas baseadas na diversidade e na misoginia.
Na verdade, Serendipity, o grupo anônimo da deep web, é conhecido por ser um viveiro de extremismo e misoginia, espalhando discurso de ódio e ideologia extremista. Em plataformas ocultas e protegidas pelo anonimato, os participantes (principalmente jovens expostos à propaganda que promove o ódio e a intolerância) se organizam para atuar em ambientes digitais e presenciais. O estudo do Avon Institute [1] intitulado “Beyond Cyberbullying: Real Violence in Virtual Worlds” quantificou o efeito da agressão em ambientes virtuais. Em termos de letalidade, uma longa lista de crimes se soma aos dramas e agressões citados, mas todos têm uma coisa em comum, seus alvos prioritários: mulheres, negros, gays e minorias.
Alguns jovens podem ser particularmente vulneráveis a este tipo de atenção e extremismo devido a experiências de isolamento social e impotência e várias vulnerabilidades económicas e sociais que os fazem sentir marginalizados. Os fóruns em ambientes de jogos também estão expostos a uma grande quantidade de conteúdo misógino, que parece ser particularmente atraente para aqueles com maior probabilidade de serem tentados por atos de violência. Nestes espaços digitais convergem, radicalizam, sistematizam e alimentam distorções cognitivas partilhadas, exemplificam atentados violentos, onde os perpetradores ascendem a estatura heroica, vivendo como se estivessem acima da mediocridade e da insignificância. enfrente o mundo.
No ano passado, durante o período de distanciamento social pós-pandemia, as autoridades detectaram um aumento significativo de ameaças nesses espaços virtuais. Depois de enviar 80 alertas aos estados para ajudar a polícia a erradicar novos ataques, o Departamento de Justiça e Segurança Pública, por meio do Cyberlab, está se concentrando em ajudar a impedir possíveis ataques. Esta ação preventiva, baseada na inteligência e monitoramento de espaços virtuais, pode ter evitado algumas consequências trágicas, mas para superar esta crescente onda de misoginia e violência, precisamos de um conjunto de iniciativas para enfrentar as causas profundas do fenômeno, como agora, por exemplo, intolerância, exclusão e estigma social.
A participação pública é um espaço para compartilhar ideias e criar um mundo potencialmente inclusivo que possa equilibrar esse campo minado de extremismo e incitação à violência. Mas nem todo intercâmbio público, especialmente o que vemos online, também é regido mais pela intolerância e pela polarização do que pela colaboração e pelo pensamento crítico. Estamos falando de participação pública, onde as pessoas se identificam não como heróis ou vítimas, mas como participantes de uma conspiração cuja história final nenhum autor pode controlar. Para fazer parte dessa criação coletiva baseada em nossa história individual, precisamos desenvolver habilidades filosóficas e éticas, como pensamento crítico, sensibilidade moral e consciência humana, juntamente com habilidades técnicas.
Talvez não seja coincidência que o espaço digital oculto e anônimo tenha se tornado um campo de radicalização e desumanização. Talvez o surgimento do método científico e da tecnologia como o foco primário (se não o único) do conhecimento humano, e a correspondente desconfiança e desdém pela arte, filosofia e retórica, tenham contribuído para a dicotomia que encontramos ao confrontar tecnologia e ética. em seus efeitos. Talvez a violência cultivada no isolamento do anonimato virtual só possa enfrentar seu oposto: a convivência face a face, como espaço onde nos encontramos, nos conhecemos, compartilhamos nosso nome, nossa história e nossos sentimentos. Lá aprendemos novamente a conviver, respeitar e lutar por um mundo onde todos participem através da colaboração.
*Daniela Grelin é diretora executiva do Instituto Avon
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Professor, Adm. Psicanalista. Me considero um entusiasta de nosso poder criativo e da educação em geral.