Os cursos universitários não estão à altura das expectativas do Enade 2022
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Os cursos universitários não estão à altura das expectativas do Enade
A maioria esmagadora dos cursos de ensino superior avaliados ficou aquém dos 60 pontos estabelecidos pelo MEC como meta para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2022. Essa é a conclusão dos dados apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC) em uma coletiva de imprensa realizada em Brasília, na terça-feira, 31.
No ano de 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame, incluindo bacharelados nas áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia nas áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
Os cursos de bacharelado em comunicação social – jornalismo (56,89), secretariado executivo (57,82) e turismo (54,03) foram os mais bem avaliados, todos com médias nacionais próximas às esperadas. Nos cursos tecnológicos, houve destaque importante para tecnologia em design de moda (60,04), que obteve a maior média.
A coletiva contou com a presença do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; do presidente do Inep, Manuel Palacios; e do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Curi. Os dados foram apresentados por Ulysses Tavares, diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep.
Até o fechamento desta matéria, não era possível acessar informações específicas por curso, instituição e região devido a instabilidades e mensagens de erro no sistema do Inep.
Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados. Essa informação contextualiza os resultados da prova e pode auxiliar na definição de políticas públicas e no aprimoramento das instituições e cursos. O Inep orienta que as instituições utilizem esses dados para melhorar seus processos pedagógicos.
Uma novidade anunciada na coletiva foi a inclusão de avaliações anuais para as licenciaturas no Enade. Também serão votadas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para esses cursos, além dos planos para a criação de uma agência reguladora. Segundo o ministro, o diálogo com as instituições, entidades, Conselho Nacional de Educação e sociedade civil fará com que a educação siga no caminho de aperfeiçoamento e melhoria da educação superior.
“O ensino superior é tema essencial para o MEC. Por isso, o Enade tem colaborado para que o Ministério aperfeiçoe suas políticas públicas e mostrado a importância das políticas afirmativas para dar acesso às pessoas de baixa renda”, explica.
De acordo com o Questionário do Estudante, predominam entre os estudantes: mulheres (59,6%), brancas (52,9%), solteiras (67,9%), pais sem graduação (67,2%), pessoas com renda familiar entre 1,5 e 4,5 salários mínimos (69%) e indivíduos que trabalham 40 horas semanais ou mais (51,4%).
Na educação presencial, a maioria dos concluintes são jovens de até 24 anos, enquanto no ensino a distância (EaD), a faixa etária predominante é dos 31 aos 40 anos.
Os resultados apontam também o número de concluintes que receberam subsídios ou bolsas para custear todas ou a maior parte das mensalidades. Entre os auxílios, estão o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni).
31,6% dos estudantes que responderam aos questionários são beneficiados por subsídios ou financiamentos públicos;
18,2% dos concluintes de instituições públicas e 2,8% de instituições privadas receberam algum tipo de auxílio permanência;
43,1% dos concluintes de instituições privadas receberam algum tipo de bolsa e 9,9% algum tipo de financiamento.
A taxa de conclusão dos cursos avaliados pelo Enade 2022 entre 2017 e 2022 varia entre 11% e 16% (mais alta apenas no curso de teologia, que é 25,8%) nos bacharelados; e entre 23% e 30% nos cursos tecnológicos. Importante considerar que a duração dos tecnológicos é menor (entre dois e três anos) que no caso dos bacharelados.
Durante a coletiva, foi divulgado o resultado do Conceito Enade, que subsidia políticas públicas, processos de supervisão e regulação da educação superior.
A educação a distância corresponde a 48,7% das matrículas dos cursos do Enade 2022 e 40% dos concluintes que fizeram as provas do Enade 2022. Em algumas áreas de avaliação, como ciências econômicas e relações internacionais, há grande concentração nos cursos EaD com conceitos 2 e 3.
Instituições com conceito Enade 1 ou 2 são aquelas cujos alunos tiveram um rendimento abaixo da expectativa no Exame. Instituições com conceito Enade 3 foram aquelas que tiveram um rendimento médio no Exame dentro do esperado. Instituições com conceito Enade 4 ou 5 são consideradas exemplares pelo Inep, enquanto aquelas com nota igual ou inferior a 2 podem sofrer sanções negativas do Ministério da Educação, incluindo novas avaliações e suspensão de cursos caso não se comprometam com a melhoria da qualidade de ensino e desempenho dos estudantes.
Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, no currículo dos cursos de graduação, é necessário realizar um Questionário do Estudante e uma prova para medir o desempenho dos alunos. Essa prova é composta por questões de formação geral, que são comuns a todos os cursos, e também por questões pertinentes a cada área específica de estudo.
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Professor, Adm. Psicanalista. Me considero um entusiasta de nosso poder criativo e da educação em geral.