Sem tempo para ler? Experimente escutar!
Getting your Trinity Audio player ready...

Quando um conto de fadas tem tudo a ver com a realidade do empreendedor

Esse é um conto adaptado do famoso Os Três Porquinhos, mas que tem tudo a ver com a atualidade do empreendedor. Certo dia três empreendedores, o Pedro, o João e o Joaquim, aventuraram-se a construir os seus próprios negócios.

Descuidado e apressado por ganhar dinheiro, o Pedro construiu o seu negócio muito rapidamente, sem fazer planos ou pensar em procedimentos.

O João também não se preocupou muito, mas olhando à tendência do mercado construiu um negócio online. Os negócios arrancaram e os primeiras vendas apareceram.

Quem tem medo da concorrência, da crise, e as leis?! (O que estariam eles a fazer… não sabem para onde vão!)

O Joaquim, prevenido e paciente, trabalhou dias e dias, estudou o mercado, desenhou um plano, adquiriu competências e construiu um negócio consistente, conquistando a confiança de bons parceiros.

Tudo isto enquanto os seus amigos empreendedores já viviam do dinheiro que ainda iam ganhar.

Um dia a crise apareceu e aproximou-se do negócio do Pedro. Rapidamente as fragilidades vieram à tona. Ficou o Pedro cheio de dívidas e a empresa na falência. O Pedro desistiu de seu empreendimento e foi pedir emprego ao seu amigo João.

O João e o Pedro trabalhavam agora juntos, mas tremiam de medo da crise. Rapidamente, o negócio online começou a ressentir-se, já ninguém comprava os produtos do João. A concorrência tinha feito um trabalho melhor. Sem compradores, os dois empreendedores tiveram que procurar um novo emprego.

ANÚNCIO

Foram ter com o Joaquim, que tinha um negócio bem estruturado e trabalhava com contenção e moderação nos seus gastos. Joaquim logo os acolheu com a condição de que tinham que apostar em si, com formação e depois trabalhar mais para aplicar o que tinham aprendido.

Apesar dos desafios que o mercado impõe e dos altos e baixos que todas as empresas atravessam, a empresa do Joaquim manteve o seu trajeto de crescimento, sem correr os riscos do mercado, e ainda gerando empregos para seus amigos que aprenderam a crescer com ele

Moral da história

Com as mudanças de mercado cada vez mais as pessoas estão arriscando no mundo do empreendedorismo. E isso é muito bom! Afinal as pessoas estão perdendo o medo de arriscar e estão buscando seus sonhos de forma mais efetiva.

Porém nem sempre as coisas dão certo e na maioria das vezes a falta de planejamento é a maior culpada da falência dessas empresas.

Além disso, muitas pessoas despedidas a tendem a mudar de carreira e a abrirem as suas próprias microempresas. Nem sempre de forma eficaz, pois não dispõem do tempo necessário de planejamento para constituir uma empresa. E como sempre é dito: a pressa é inimiga da perfeição.

Não existem fórmulas mágicas para atingir o sucesso. O sucesso, ou não, destas microempresas está relacionado com: as pessoas que a constituem; a capacidade de se adaptar às mudanças cada vez mais rápidas e imprevistas do mercado; a capacidade de encontrar soluções, para problemas, que os clientes estejam dispostos a pagar.

Este sucesso resulta do esforço e trabalho que fazemos diariamente. Depende dos hábitos que vamos adquirindo e afinando. Dependo do compromisso que estabelecemos com os nossos objetivos.

A aí, curtiu o conto? O que você entendeu dele que pode ser útil para o empreendedor atual? Comente com a APRENDA na real! Além disso, nos acompanhe no Instagram, Linkedin e nos assista no Youtube.