Sem tempo para ler? Experimente escutar!
Getting your Trinity Audio player ready...

Precisa de um UP na sua rotina? Acompanhe essas dicas para você se motivar no trabalho

Você já tentou “ficar motivado” no escritório, mas nada funciona? Você começa a se sentir péssimo, como se estivesse ficando para trás em seus negócios ou carreira? Você está entediado, letárgico e não quer se encontrar com seus amigos porque não quer falar sobre o que está fazendo (ou, mais precisamente, o que você não tem feito)?

Todos já passaram por isso e sentimos a frustração que vem da falta de motivação no trabalho. Embora seja um péssimo sentimento, ele é normal de acontecer. Tem dias que você simplesmente não consegue se motivar no trabalho, e isso é mais normal do que parece.

Mas também temos boas notícias. Existem algumas coisas importantes que contribuem para que seu trabalho seja motivador (ou não) e, depois de reconhecê-las, você tem o poder de redesenhar seu dia de trabalho de uma maneira que o coloque em movimento.

Aqui estão cinco coisas que você deve certificar-se de que está realizando suas tarefas do dia a dia – e, se não estiver, as mudanças que você pode fazer para impulsionar sua motivação.

1. Identidade da Tarefa

O trabalho é mais motivador quando fica claro o que exatamente você está realizando. Pense nisso: quão bom é quando você sabe que fez um lançamento ou fez um grande progresso em um grande projeto? Por outro lado, nada é pior do que trabalhar o dia todo e pensar “O que eu fiz hoje?!”

Se você está se sentindo como se estivesse girando no mesmo lugar, tente o seguinte: no final de cada dia ou semana, faça uma lista de “feitos” (o oposto da lista de tarefas!), onde você descreve todas as das tarefas que você completou. Para motivação extra, guarde-o em algum lugar que você possa ver.

2. Significado da Tarefa

Outra chave para se manter motivado é saber que o trabalho que você está fazendo faz a diferença de alguma forma – reconhecendo o impacto que você está causando em seus clientes, empresa ou no mundo.

Se você não está vendo totalmente essa conexão, tente cavar fundo. Você pode mapear seus relatórios de vendas semanais para o aumento nos resultados financeiros ou na unidade de vendas de sua empresa, por exemplo.

Ou, digamos, uma métrica chave que sua empresa rastreia é o custo de aquisição do cliente. Faça uma lista das tarefas que você executa que reduzem esse custo para sua empresa e encontre maneiras de se concentrar nesses aspectos de seu trabalho com mais frequência.

3. Variedade de habilidades

Sente que está fazendo o mesmo trabalho repetitivo, dia após dia? Não é tão estimulante, para dizer o mínimo. Mas quando você está envolvendo muitos conjuntos de habilidades diferentes, isso é fantástico para sua motivação.

ANÚNCIO

Tente estruturar seus dias para trabalhar em diferentes tarefas (e, portanto, usar diferentes habilidades) ao longo do dia. Por exemplo, em vez de escrever o dia todo na segunda-feira e depois criar apresentações para o cliente na terça-feira, tente fazer as duas coisas em blocos menores de três horas por dia. Quando você estimula diferentes partes do cérebro, sua motivação é recarregada.

4. Feedback

Um dos fatores mais motivadores que você pode ter é receber feedback sobre o seu trabalho. Não apenas pelo aumento do ego que você obtém quando faz um bom trabalho, mas porque o feedback certo pode ajudá-lo a aprimorar ainda mais suas habilidades. Também pode ajudá-lo a ver a diferença que seu trabalho está fazendo. Pelo contrário, se você não sabe como está se saindo, é fácil perder o fôlego.

Se descobrir que você está em um buraco negro de feedback, peça ao seu gerente, ou mesmo a um colega, para reuniões permanentes de check-in a cada uma ou duas semanas. Diga a ela que você gostaria de usar o tempo para verificar seus projetos e que adoraria um feedback honesto sobre onde poderia melhorar.

5. Autonomia

Por fim, este é um grande problema: ter autonomia em seu trabalho. Agora, isso não significa que você sempre pode fazer o que quiser – significa apenas que você tem um domínio de escolha sobre como fazer as coisas.

Por exemplo, digamos que você precise garantir mais três clientes para o mês. É muito mais motivador ser capaz de determinar como fazer isso por conta própria — talvez você queira construir sua presença online ou talvez goste de construir relacionamentos offline.

Claro, no mundo corporativo, há muitas coisas que precisam ser feitas de uma determinada maneira – mas também há muitos lugares onde você pode pedir mais autonomia ao seu chefe.

E isso nos leva à conclusão que: a menos que você trabalhe por conta própria, provavelmente não tem o poder de reescrever totalmente a descrição do seu trabalho. Mas o que você pode fazer é se comunicar com seu gerente.

Você pode identificar as habilidades que deseja desenvolver, pedir feedback com mais frequência, sondar esclarecimentos quando as tarefas não são claramente identificadas ou parecem insignificantes, ou pedir para assumir tarefas diferentes ou ter mais autonomia em um projeto.

Muito provavelmente, você poderá mudar algo em sua carga de trabalho. E você não apenas ficará mais motivado, mas seu chefe ficará impressionado com sua iniciativa.

Então, o que está atrapalhando sua motivação no trabalho? Comente aqui com o APRENDA na real se você curtiu as dicas acima. Não esqueça de nos acompanhar no Instagram, Linkedin e também no Youtube.