Sem tempo para ler? Experimente escutar!
Getting your Trinity Audio player ready...

Peter Drucker foi um escritor, professor e consultor de negócios austríaco-americano que é amplamente reconhecido como um dos maiores pensadores e líderes em gerenciamento de empresas do século XX. Ele é conhecido por suas contribuições para a teoria do gerenciamento, incluindo o conceito de responsabilidade social das empresas e o enfoque em resultados e métricas de desempenho.

Drucker nasceu em Viena, na Áustria, em 1909. Ele estudou filosofia, economia e leis na Universidade de Viena e depois trabalhou como jornalista e editor em Berlim. Em 1937, ele se mudou para os Estados Unidos e começou a trabalhar como professor e escritor.

Drucker publicou seu primeiro livro sobre gerenciamento em 1946. Ele continuou a escrever sobre gerenciamento e liderança por mais de cinco décadas, produzindo mais de 30 livros e milhares de artigos. Alguns de seus livros mais conhecidos incluem:

  • O Gestor Eficaz – Os mais de 30 livros escritos por Drucker reúnem três características fundamentais: rigor intelectual, praticidade e profundo conhecimento das tendências administrativas que realmente viriam para ficar. Essas qualidades o tornaram um dos escritores mais lidos em todos os tempos na área de negócios, difundindo como nenhum outro a arte de bem administrar. Drucker foi o precursor daquilo que hoje se convencionou chamar de melhores práticas, muito antes de o termo virar moda, e seus ensinamentos primam pela simplicidade tanto quanto pela eficácia.Uma de suas obras mais importantes ― The Effective Executive, de 1966 ― é um dos melhores exemplos disso. Publicada no Brasil em 1990, com o título O Gerente Eficaz, até hoje o livro é um sucesso de vendas, sendo conhecido aqui, e em todo o mundo, como o guia definitivo para a arte de fazer acontecer.

ANÚNCIO

  • Desafios Gerenciais Para o Século XXI – Onde está, poderão perguntar os leitores, a discussão de estratégia competitiva, liderança, criatividade, trabalho em equipe, tecnologia em um livro sobre desafios gerenciais? Onde estão as questões ´quentes´ de hoje? Mas é por isso que elas não estão nesse livro, que trata exclusivamente das questões ´quentes´ de amanhã – questões cruciais e de vida ou morte que certamente serão os desafios centrais de amanhã.
  • Inovação e espírito empreendedor: Prática e princípiosDrucker demonstra neste livro que criatividade e planejamento são um paradoxo aparente, pois a inovação também exige uma disciplina sistemática. “Embora hoje se discuta muito a ‘personalidade empreendedora’, poucos dos empresários com quem trabalhei nos últimos trinta anos tinham tal personalidade. Os empresários bem-sucedidos que conheci têm em comum, não um certo tipo de personalidade, mas um compromisso com a prática sistemática da inovação.” A inovação é função específica do empreendimento, seja em um negócio já existente, como uma instituição de serviço público, ou um novo empreendimento iniciado por um único indivíduo, em qualquer área. Reconhecido em inúmeros países como a mais renomada autoridade em Administração, Drucker apresenta neste livro, pela primeira vez, a inovação e o empreendedorismo como uma disciplina sistemática e com propósito deliberado. Analisa os desafios e as oportunidades do mais importante evento na economia americana – o surgimento de uma nova economia empreendedora que transformou a empresa, a força de trabalho e a sociedade americana nos últimos dez a quinze anos, e que está baseada na inovação sistemática e na administração e estratégias empreendedoras.
  • Management Cases, Revised Edition – Este livro é uma coleção de estudos de caso instigantes — cada um representando um desafio atemporal que todos os gerentes enfrentarão em algum momento de suas carreiras. O colega de longa data de Drucker, colaborador e eminente professor de administração Joseph A. Maciariello organizou o material a ser usado em conjunto com Management, edição revisada, tornando o livro particularmente útil em aulas de graduação, MBA e educação executiva.

Drucker foi um professor emérito de gerenciamento na Universidade Claremont McKenna e foi consultor para muitas empresas importantes, incluindo a General Electric e a IBM. Ele morreu em 2005, mas suas ideias continuam a ser amplamente estudadas e discutidas na indústria de gerenciamento de empresas até hoje.