Internet e Você – Que mundo é esse?
Queria hoje esclarecer a todos os nossos visitantes, amigos e parceiros do Blog Profmarketing:
Internet e Você – Que mundo é esse?
Todo este projeto do Blog Promarketing, FanPage do Blog Profmarketing, Profcasts, e ainda lançarei na semana que vem vídeo… faz parte de um projeto bem maior de ensino de Marketing, especialmente no mês de Julho de Marketing Digital.
Vou contar um pouco da minha história:
Iniciei trabalhando com meu pai ainda criança, quando tinha por volta de meus 8 anos de idade. Já fiz de tudo nesta época… de trabalho burocrático simples (guardar documentos) a também só ficar olhando e escutando as técnicas de vendas que meu pai brilhantemente desenvolvia. Tive primeiro contato com um computador (da empresa) por volta dos 11 anos de idade um 286 do tempo do MS-DOS e dos disquetes enormes de 5¼. Só depois por volta dos 14 anos de idade é que fui ter o meu primeiro computador e foi através de sorte – um sorteio no colégio onde estudava –, era um modelo desktop 586 de 133Mhz com Kit Multimídia! (era show! uma inovação naquela época).
Logo, logo fui querendo entender melhor todo o funcionamento da máquina. Assim até hoje sou um pouco aficionado por PCs, só que mais por Hardware mesmo e não muito por Software. Ainda hoje compro peças e monto as minhas máquinas (e de familiares e amigos) peça por peça, faço testes com estas também, etc. Até cheguei a abrir uns blogs… Mas até hoje nunca fiz um vídeo Unboxing, por exemplo – prática frequente nesta área de tecnologia.
Nessa área da informática fui me envolvendo mais e mais com o passar dos anos. Lembro que queria trabalhar em uma loja de informática, mas meu caminho de estudos e experiências profissionais (em setores administrativos) não me colocavam muito neste ramo. Mas acabava mesmo fazendo algo também mais por hobby mesmo – arrumar computadores dos colegas de faculdade, de pessoas em geral… e cheguei a projetar empreender a abertura de uma loja dessas – tanto de venda de peças como também de manutenção de PCs.
Fiz a faculdade de Administração certo de que era bem isso que eu queria, e realmente não tinha paciência para uma carreira de estudos na área de TI (tecnologia da informação) por exemplo – por esta ficar muito voltada aos softwares, pelo menos naquela época. E gostei, comprovei que era a melhor formação a qualquer pessoa que quer obter sucesso. Assim já no primeiro ano de faculdade já fui vendo que meus estudos deveriam ser fazer uma análise de mercado para atuação no ramo de informática. Portanto fiz meu TCC (trabalho de conclusão de curso) nesta área, com uma pesquisa de mercado – envolvendo referenciais de Administração de Serviços e Marketing.
Assim, o empreendimento foi autônomo nos anos 2000 quando comecei a me relacionar efetivamente neste mundo da Internet de forma mais intensa, ou seja, fazendo negócios. Desde 1999 já logo no início do Mercado Livre no Brasil, eu já fazia minhas primeiras compras online e um ano depois já desenvolvida vendas para todo o Brasil através da Internet.
Este mercado sempre me interessava muito, então sempre estudei alguma coisa a respeito – tanto informática como mercado digital –, pesquisava bastante a respeito, mas sem dar um verdadeiro foco nisso, sem realmente fazer disso algo mais forte a este respeito. Trabalhava de dia normal, em empresa física, mas conferia minhas vendas online diariamente. O chamado hoje de Dropshipping, na época nem se falava (nem existia o termo), mas eu fazia isso e este foi um grande diferencial competitivo nas minhas vendas online. Lucrei sim, foi estimulante, muito bom mesmo, mas acabei desistindo das vendas online por diversos motivos, um desses revelo agora:
É complicado ficar com mais esse compromisso de atender a diversos pedidos de venda (e-mails que nem se dava tempo de ler todos, pois era uma quantidade imensa diariamente). Odeio serviço rotineiro e burocrático. Eu era um simples jovem que jamais foi reconhecido para ser um real Administrador de uma empresa (gestor)… Frustação natural de qualquer recém-formado, louco para colocar em prática seus conhecimentos. No tempo que me formei não existiam direito estes programas de Trainee – hoje, ao meu ver, uma coisa muito boa para os talentos dos bancos acadêmicos.
A melhor opção veio naturalmente… vou estudar marketing! Uma área mais livre, mais aberta às ideias, à criatividade – coisa de que sou fã. Ter novas ideias de divulgação e às vezes não ver resultado algum, ok – fiz coisas assim também no tempo de vendas online. E minha pós-graduação então foi nesta área. E para mim foi uma pós fantástica! Muito da minha cabeça mudou com esta pós, amadureci bastante profissionalmente, sem falar da minha vida pessoal e familiar que teve sempre muito conteúdo e assim amadurecimentos importantes também.
Enfim, já tinha me decidido também (desde a graduação) que queria seguir a carreira de Professor, mas de forma paralela a de Administrador – como Consultor ou mesmo funcionário nas empresas. Aquele plano de vida ou planejamento pessoal/profissional sempre esteve me guiando e concretizei praticamente tudo que pretendi, que planejei. Sobre atuar como Professor (desde 2003/04 atuo) e minha história sobre isso, daí vai longe, teria que escrever um post somente sobre isso!
Foi de um ano para cá, é que foi caindo a minha “ficha”, vi que tinha um conhecimento e que poderia aperfeiçoar ainda mais este conhecimento, para então coloca-lo mais em prática. Vi que a Internet quebrou todas as barreiras realmente e democratizou muitas coisas, fazendo com que hoje todos tivéssemos maior poder, eu e você.
Das empresas que trabalhei sempre havia alguma limitação sobre a minha atuação profissional, sobre colocar meus conhecimentos e experiências em prática. Já atuei em todas as áreas da administração, em variadas empresas, mas resolvi que agora deveria dar ainda mais foco a área de Marketing, e a minha carreira como Professor.
E assim, para poder também ajudar algumas pessoas – algo que sinto como minha missão de vida – percebi que se deve compartilhar mais… E inclusive qualquer conhecimento que seja. Na verdade isso é uma coisa boa pra sociedade, isto transforma a sociedade. Foi com este espírito que criei e lancei o projeto do Curso de Marketing Digital Gestão Beta pela UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul.
Este curso será um piloto de um grande empreendimento nosso na Internet. Digo nosso porque é exatamente isso que será.
Tem muita coisa acontecendo faz tempo no mundo digital (internet) só que praticamente não ficamos sabendo, ninguém fala, escondem certas verdades e passamos a não ter este conhecimento, e ficamos apenas remando a favor da maré, na velocidade que o vento sopra, ou seja, que alguém sopra. Quando na verdade existe quase que um outro mundo (mas na verdade é o mesmo) andando paralelamente, uns andam como pequenos peixes, outros com velhos pequenos barcos ou então submarinos em ferrugem e perigosos, mas alguns anda com submarinos ultra modernos, potentes e seguros.
Com essa metáfora quero deixar claro que precisamos independente da área do conhecimento que quisermos seguir, como profissionais, que a Internet proporcionou uma revolução que já começou e que não podemos ficar mais a mercê! Não ache que a rede social é tudo que revolucionou em nossa sociedade, existe muito mais coisa. E existe para tudo também um sentido de gestão e de marketing.
Para mim tudo começa pequeno, com calma, com muita calma… assim como este Blog, assim como este projeto está fazendo – tudo muito simples e informal. Mas com o tempo… aos poucos, veremos melhor o que poderemos fazer, o que iremos fazer, eu e você – seja você um simples visitante do Blog, meu ex-aluno, aluno e/ou amigos que construí na minha vida. Construiremos tudo que quisermos com uma pequena dose do que eu chamo de: ATITUDE!
Por fim, o curso que promovo neste mês, e certamente irei abrir novas turmas em breve, é chamado neste momento de Gestão Beta por vários motivos, mas também um deles é que:
“devemos estar sempre em construção, fazendo alterações, desenvolvendo a melhoria contínua… pois hoje tudo muda constantemente… caíram-se as barreiras da comunicação, da coletividade retraída ou reprimida, e nada melhor que usar a lógica da troca de experiências e de conhecimentos, usar a técnica a qual chama-se crowdsourcing para desenvolvermos muitas coisas juntos, cada coisa, cada vez melhor e em conjunto. São ações práticas na Internet gerando retorno para todos, seja diretamente financeiro, ou mesmo apenas o merecido reconhecimento”.
Prof. Adm. Nícolas Furlan