Sem tempo para ler? Experimente escutar!
Getting your Trinity Audio player ready...

Mais da metade das crianças terminaram o segundo ano do ensino fundamental analfabetas

O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma pesquisa nesta quarta-feira que 56,4% das crianças terminaram o segundo ano do ensino fundamental analfabetas em 2021. Este valor é superior ao do ano de 2020, em que 39,7% dos alunos concluíram este período sem competências básicas de leitura e escrita.

“É triste ver que praticamente 60% das nossas crianças não aprenderam a ler e escrever na idade certa. E nós sabemos, por evidência, que isso compromete todo o ciclo evolutivo das séries subsequentes da educação básica do nosso país”, disse o ministro da Educação Camilo Santana.

O trabalho de coleta e análise de dados contou com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP). Um total de 251 professores de 206 comunidades em todo o Brasil foram pesquisados ​​de abril a maio de 2021.

O objetivo do estudo foi entender quais são os níveis esperados de alfabetização das crianças ao final da segunda série, uma etapa crítica no desenvolvimento escolar. Com base na pesquisa, é possível estabelecer uma política nacional de alfabetização.

Estudos mostram que crianças nessa fase devem ter habilidades rudimentares de alfabetização, mas principalmente a capacidade de interagir de forma mais autônoma com os textos que circulam no cotidiano e na prática literária.

Durante o evento, o ministro da Educação reiterou que a alfabetização é uma das prioridades do governo federal e em breve lançará um “pacto nacional pela alfabetização”. O ministro Camilo Santana disse que pretende discutir o assunto com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Siga a página do Instituto no Instagram – @aprendanareal

Conheça os ARTIGOS do Instituto APRENDA na real – Artigos do Instituto