Aprender Rápido
Sem tempo para ler? Experimente escutar!
Getting your Trinity Audio player ready...
|
APRENDER RÁPIDO
Para começar lhe confesso:
A leitura de agora em diante pode não ser tão rápida, mas será dinâmica o suficiente para lhe guiar até o final, para absorver informações muito importantes, quem sabe até as mais relevantes a respeito desse tema.
Vamos lá…
Sabe que tipo de pessoa aprende coisas mais rápido?
Acredite, é uma criança.
Ela não tem muita coisa armazenada na mente ainda, ela não tem amarras ou travas em sua mente para deixar de buscar fazer coisas diversas o tempo todo, tem ainda uma forte vontade (até por questões biológicas) de exploração máxima e evolução, possui uma enorme disposição para plenas descobertas!
Agora, para APRENDER BEM, na real, não temos um processo único. Pelo menos existem técnicas, metodologias, mas mesmo assim, não é fácil, muito menos rápido aprender BEM.
Mas vamos começar assim: vamos entender melhor, dividindo esse processo em alguns passos.
Primeiro Passo:
Faça uma pergunta!
Qualquer pergunta, pode ser… Vai chover hoje?
Você terá de algum lugar ou alguém alguma resposta.
Por exemplo você entra no seu APP de previsão do tempo em seu celular e viu a previsão de chuva prevista para o final do dia de hoje.
Mas conjuntamente seu amigo, ao seu lado fala para você que acredita que não irá chover hoje, pois olhou para o céu, viu as nuvens, sentiu a velocidade e direção do vento e concluiu o que lhe disse.
Ok.
Agora faça alguma coisa!
Sendo relacionado a essa história da dúvida se vai chover hoje, quem sabe você decide que deveria fazer um guarda-chuva para se prevenir.
Uauuu!
Mas pera… ficará muito difícil daí… não seria mais fácil comprar um pelo menos? Ou mais fácil ainda, pedir emprestado para alguém, para algum familiar ou amigo?
Mas ok, você acabou pensando melhor e decidiu que não tem tempo para fazer um guarda-chuva, nem sabe como se faz um, não teria também os itens ou ferramentas necessárias. Para piorar analisa rapidamente que nem teria dinheiro para comprar um. Escolheu então nem pedir emprestado, porque achou mais adequado é ANDAR NA CHUVA e se molhar!
Você entende de que maneira essa história acima?
Se você fez ou não fez o guarda-chuva, na real você fez algo, tomou uma decisão e um ato efetivo, o de nem pedir emprestado um guarda-chuva e andar na chuva, certamente até se molhar! Isso ainda significa que você adquiriu algo com essa experiência, ato e decisão.
Agora preste atenção:
Fique satisfeito com a resposta que recebe! Precisamos nos sentir satisfeitos. Não completos, mas satisfeitos, pois encontrou uma resposta.
Fique satisfeito ainda com o que fez… esse orgulho, você merece!
Poderia fazer algo diferente, poderia fazer melhor, ok. Mas apenas sinta o orgulho de ter feito algo.
Simples assim. Ótimo! Já irei melhor aprender?
NÃO. Claro que não BEM ainda.
Talvez ajude sim, mas isso é apenas um primeiro passo de nossa busca pelo conhecimento. Vivendo intensamente adquirimos conhecimento até sem querer!
Segundo Passo:
O segundo passo necessário ainda é REFLETIR tudo isso adquirido, o que vivenciou.
Nesse caso é necessário ainda interpretar melhor a resposta recebida, os caminhos, a origem, motivos… bem como, também pensar mais a respeito da experiência vivenciada, com o que decidiu fazer e o que realmente fez.
Para daí, então, ativarmos um processo que significa conexões cerebrais reais e efetivas para uma real aprendizagem iniciar.
É também nesse segundo ciclo que saberá de vez que aprender rápido pode ser de fato uma ilusão!
Ilusão simplesmente porque perceberá que precisa fazer mais perguntas, precisa fazer mais coisas… precisa viver mais, vivenciar mais, pensar, pensar e pensar… para realmente saber mais e APRENDER!
Acabou nisso?
NÃO…
Você pode e deve ainda desenvolver muito bem e melhor o terceiro ciclo.
Terceiro Passo:
Esse terceiro passo é bem importante. Pode até ter ficado subtendido no segundo passo, mas cabe esclarecer bem e reforçar: precisa na real ESTUDAR mais a respeito.
Estudar exige dedicação da sua parte. É um ciclo mais difícil, bem desafiador. Mas já está até no senso comum o quanto necessário é.
Mas e o APRENDER RÁPIDO onde fica?
Certamente pensa que seria a solução para a sua vida!
Especialmente você sendo daqueles ansiosos e extremamente desanimados em ouvir mais uma vez essa tal necessidade de estudar mais para aprender bem de verdade. Você diz:
Chega! Não acredito!
Então aprender rápido realmente é uma ilusão ou só parece?
Calma…
Agora irei explicar melhor e logo, logo, mostrarei bem e irá conhecer caminhos para isso.
Por enquanto, acredite: realmente aprender rápido é POSSÍVEL.
Aprender rápido ocorre com um processo de IMERSÃO, desligando-se de outras coisas, direcionando sua atenção e esforços de maneira focada, ou seja, somente naquilo que busca aprender e mais nada!
Mas isso tem pelo menos duas claras consequências:
1ª) você terá problemas para resolver depois, já que coisas que deixou de fazer, ficam lá a sua espera, e também outros assuntos que deixou de lado, não estudou, não vivenciou algo, deixou de compreender e por aí vai… e esse problema pode ser pesado.
2ª) você terá APRENDIDO sim, mas a profundeza dessa aprendizagem – e já destaco de ante mão o pior, aquilo que tenho sempre defendido – a COMPREENSÃO REAL, infelizmente não virá nem com um processo imersivo de aprendizagem.
Entenda, já está mais que provado que mesmo com total foco em um objetivo: não terá a compreensão real e maior, no sentido ideal como deveria, no sentido de que para compreender bem, nosso cérebro PRECISA de mais tempo.
Essa compreensão efetiva só virá com uso de sua paciência, de também sua inteligência e constante humildade intelectual, que na prática significa reconhecer sempre a sua plena burrice ou ignorância e se manter firme na sua caminhada em busca de mais conhecimento.
A famosa decoreba pode e serve também para fixar conhecimento.
Para quem por exemplo estuda para um desafio específico, tipo um concurso público ou vestibular, coisas assim… provas que para mim PROVAM É NA REAL NADA das tuas reais capacidades e competências, muito menos o efetivo poder de compreensão da vida, ainda assim possuem valor social, estão aí disponíveis. E fazer uma preparação para esses concursos com decoreba funciona sim
Frase que uso há muitos anos em minhas aulas, desde o curso técnico de escola pública que ministrava e ainda hoje na universidade, sempre na abertura de qualquer turma, na primeira aula, está lá um slide que tem essa frase que vale para mim de permanente inspiração:
Segundo Kant:
“Avalia-se a inteligência de um indivíduo pelo número de incertezas que ele é capaz de suportar.”
Sabia disso?
Realmente precisamos compreender mais esse processo de aprendizagem ou de inteligência. Suportar as incertezas, suportar de verdade ou mesmo aguentar uma busca pela compreensão real das coisas, exige uma caminhada longa e árdua de conexões para avançar de vez.
Para isso então siga firme sua vida, mas tenha paciência!
A respeito da humildade intelectual, já lhes trago nesse caminho, nosso gigantesco Cortella que tem dito:
“Uma pessoa humilde é aquela que sabe que não sabe tudo, aquela que sabe que não é a única que sabe, aquela que sabe que a outra pessoa sabe que ela não sabe, aquela que sabe que ela e a outra pessoa saberão muita coisa juntas, e ainda aquela que sabe que ela e a outra pessoa nunca saberão tudo que pode ser sabido.”
Quarto Passo:
Então chegamos em um quarto passo.
Este quarto ciclo é mais desafiador ainda, pois aquelas pessoas mais tímidas, mais acanhadas e com vergonha de se expor, de falar com outras pessoas, de falar em público, ou simplesmente com mais pessoas desconhecidas, sofrem. Pessoas com dificuldades de avançar mais, ir ao máximo de sua vida social, mesmo sendo sempre amigáveis, simpáticas, mesmo assim, infelizmente, terão menos avanços em sua aprendizagem.
Inclusive compartilhar a respeito de você: seus desejos, batalhas e desafios, sua história, experiências, assim como objetivos bem estruturados que já desenvolveu, potencializa conexões e lhe possibilita ter apoios até inesperados. Mas cuidado! Se não melhor e corretamente expostos, lhe resultará coisas como – o que vão falar de você:
- Bah! Fulano é arrogante!
- Credo não sabia disso a respeito dele, mas e daí, o saber disso vai mudar em que minha vida?
- Legal! Minha vida é muito diferente, sem sentido falar com ele!
É meu amigo, passei isso na pele, já fui tímido, muito sem capacidade de comunicação social, mas quando me soltei (na faculdade) acabei tendo comportamentos não tão adequados e nem sabia. Transmiti realmente sem querer doses de arrogância, mas sempre totalmente involuntárias.
Pois isso acaba sendo até um comportamento natural de um jovem que passa a descobrir novas coisas, tem e quer usar sua criatividade, pensar em fazer algo novo, diferente e nesse perfil extremamente intraempreendedor cresci em minha vida, avancei carreira, mas passei por problemas de relacionamento, barreiras apareceram também.
Não conseguia compreender o nível diferente de entendimento das outras pessoas, frente ao meu. Passei trabalho com isso. Até que tive inclusive alertas de setor de RH de onde trabalhei… Poxa vida!
Graças a Deus creio que compreendi muito o que estava ocorrendo e por volta de 2013 mais ou menos creio que superei bem isso, compreendi os erros, nas palavras, na abordagem e exposição das minhas ideias e projetos.
Também participei muito nesta época de vários cursos buscando me aperfeiçoar e como observo muito a maneira como cada um é, como se porta, o que fala, buscando compreender o sentido real, aprendi a conviver com as diferenças de visão.
Antes para mim todas as visões eram muito míopes (não claras ou de pouco alcance de ver mais a frente, o futuro), e de conhecimentos também. Mas rapidamente somos capazes de ver que não sabemos muita coisa. Quem é mais velho, quem é mais estudado, quem APRENDE NA REAL são pessoas que ficam a quilômetros de distância da gente em termos de conhecimentos, e não só nisso, mas de melhor convivência com as pessoas inclusive.
Meu amigo, compreenda:
Até a maneira como você fala de você precisa ter um, digamos “formato adequado”, aquele trato “político” da sua pessoa com as demais acaba sendo muito importante, na real determinante. E isso faz parte do dia a dia de qualquer pessoa ou profissional.
Algumas pessoas não irão se conectar bem com você, não estarão em uma mesma sintonia, visões de mundo poderão ser muito distintas. E você não vai encontrar muitas pessoas que falam semelhante a você, que possuam buscas semelhantes de evolução ou reflexão, como você. Isso é complicado, vai lhe trazer dificuldades sim, mas também OPORTUNIDADES!
É exatamente esse o ponto!
Oportunidade de você aprender com isso.
Esse nível de dificuldade na dinâmica social de nossa vida precisamos também entender. Compreender melhor isso já lhe garantirá pelo menos 1/3 (um terço) da aprendizagem necessária para realmente evoluir como pessoa, e muito mais como profissional também.
Precisamos amadurecer na vida em muitos aspectos, especialmente aqueles aspectos que nem percebemos ser necessários, a evolução REAL depende muito disso. A oportunidade em suportar e se comportar melhor frente as demais pessoas, pessoas inclusive mais distintas no seu modo de ver as coisas, crenças, etc., isso lhe evolui muuuuito!
Precisa eu desenhar para entender isso?
Hehehe!
Não né… então vamos em frente.
Precisamos evoluir mais nossa maneira de absorver o dia a dia da gente, independente de como foi esse dia, se foi um dia mais isolado, se foi um dia com pessoas que já estamos bem acostumados (familiares, amigos ou não), ou se foi um dia com novos contatos, pessoas diferentes, com outras culturas, desejos e visões.
Consegue compreender que APRENDER RÁPIDO é, na real, bem relativo?
Aprender sobre a vida, como viver bem, como crescer mais suas competências e então efetivar uma relação produtiva em nossa sociedade é um processo gigantemente longo, na real, dura nossa vida toda!
E o APRENDER RÁPIDO algo específico, uma temática, um conteúdo?
SIM, posso lhe afirmar que existem técnicas para isso.
–
Parabéns!
Você chegou até aqui. Pra mim significa que vai evoluir de verdade e vai APRENDER mais após toda essa leitura.
Creio que chegamos em uma parte que lhe interessa muito. Preste atenção!
–
Se você nunca teve um hábito de uma leitura consistente nem em sua infância, ler não será uma boa forma de estudo para você, você vai cansar rapidamente (dificilmente chegaria até aqui! kkkk), sendo que a força para desistir deverá ser maior que a sua garra e confiança de persistir ali com um livro em sua mão, olhando aquelas palavras, sem figura nenhuma… complicado, não?
Não tem problema. Por quê?
Porque hoje está ainda mais fácil receber e absorver informações.
Existem ferramentas que nos auxiliam, além dos bons vídeos, videoaulas, temos ferramentas como mapas mentais, ou pelo menos desenhos e esquemas.
E para exercitar é isso mesmo, experimente também desenhar, gravar áudios, gravar vídeos, além de apenas assistir.
Inclusive se decidiu estudar intensamente, outra dica é de fazer exercícios de natureza aeróbica. São ótimos, pois não é só de uma pressão e melhor exercício de cérebro que precisamos, mas sim de atividade sanguínea adequada para que ele seja alimentado biologicamente melhor e funcione da maneira adequada, com todo o seu potencial.
E tem mais, segundo professores de cursinho (acredite, até já dei aula em cursinho também, mas naquela época nem deu certo! kkkk), é necessário práticas de vida mais descontraídas, como contar piadas, desenvolver dinâmicas, jogos, ou fazer associações engraçadas sobre o conteúdo das aulas – sim, precisa ser divertido. Como anda a sua descontração e criatividade?
Seja criativo!
[inclusive fique ligado que aqui no APRENDA na real iremos lançar em breve um Curso inovador, com metodologia inédita, sobre CRIATIVIDADE. Siga-nos e de tempos em tempos volte aqui no site e confira nossas novidades. Se cadastre para receber informações em primeira mão, inclusive para obter ingressos de primeiro lote – aqueles especialmente promocionais ao menor custo.]
O humor é um meio de acesso fácil às suas emoções. O medo, a raiva, a tristeza e outros sentimentos negativos, por outro lado, atuam na direção contrária e condicionam a uma aprendizagem de baixa qualidade e muito mais lenta.
Ok. Só isso já basta né?
Não, não.
Pretendo já te revelar aqui o que já
aprendi por aí como sendo os 7 caminhos para aprender mais rápido. Não é uma criação minha, é um conhecimento antigo, de milhares de anos, dizem ter nascido através do filósofo romano Cícero – nascido em 106 antes de Cristo.
São eles:
- Acelerar a leitura – fundamental desenvolver essa habilidade, pois são inúmeros livros e informações colocadas todos os dias na internet;
- Instalar hábitos de consistência – é continuar e permanecer firme até concluir suas metas;
- Remover crenças limitantes que prejudicam o seu aprendizado e o uso pleno de sua inteligência – não somos burros, ninguém é;
- Reinterpretar informações para obter um valor maior com elas – selecione corretamente as informações, pegue somente as realmente úteis para o que precisa naquilo que precisa para aquele momento;
- Absorver as informações da forma certa – lendo melhor para você realmente absorver a mensagem que originalmente queria ser passada para você;
- Produzir conhecimento próprio de modo a externalizar aquilo que foi internalizado – o simples fato de saber fazer boas anotações e esquemas é o primeiro passo. Depois é realmente usar isso para ensinar, expor o que aprendeu ou compreendeu até o momento;
[o Instituto APRENDA na real é exatamente o local ideal, onde pode contar com o melhor apoio para você avançar nessa etapa, pois temos uma plataforma e pessoas que podem fazer você vivenciar de maneira simples a prática de expor, de ensinar com os seus conhecimentos já previamente possuídos, independentemente do nível de conhecimento que possui ou acredita possuir. Você ser potencializado na real é nossa missão. A prática de ensinar é a principal prática para você dar um UP gigante em seu conhecimento e evolução.]
- Lutar contra o esquecimento, porque quando você olha a Curva de Ebbinghaus (que desenvolveu a Curva de Esquecimento), fica muito claro que o cérebro naturalmente tem a tendência de esquecer aquilo que não utiliza. Decorar é uma técnica boa, importante, mas é preciso ter a prática da revisão. Cuidado, decorar pode não ser tão eficaz para a sua vida, pois precisa dar sentido, e não apenas decorar por decorar.
Depois de 20 minutos apenas 58% do que recebeu de informações e processou como conhecimento fica retido. E isso vai baixando quanto mais tempo passa. Ou seja, após 1 mês praticamente 80% já foi perdido.
Precisa refletir a necessidade de sempre repensar a respeito de algum assunto, tema ou metodologia, deve praticar de alguma forma, testar… seria o colocar em prática do seu jeito para poder criar a sua consciência, o seu significado. Isso o faz reter e constrói seus maiores resultados de compreensão com o que aprende.
Compreender na real tudo que passa a conhecer é que faz você ficar realmente produtivo para daí então gravar em seu cérebro e não esquecer.
O processo de se tornar um PROFESSOR, inclusive garanto de carteirinha, que é uma transformação que faz você evoluir muito em conhecimento e compreensão maior e real das coisas.
E como fazer esse processo todo de aprendizagem rápida funcionar?
Tem que treinar. E como já disse antes, se utilizar de imersão.
Mas o foco total tem suas consequências, já lhe expliquei antes, mas mente aberta é que facilita todo o processo.
Inclusive dizem que o sábio sempre consegue interpretar, encontrar conhecimento no pior conteúdo, já o tolo não vai conseguir encontrar nada mesmo no melhor conteúdo.
Seja um sábio que lê e interpreta com sabedoria. Force seu cérebro para se conectar mais com sua vontade de aprender de verdade, de vencer, de realmente evoluir.
Afinal, APRENDER RÁPIDO NA REAL com profundidade, com uma compreensão além do que fizeram você aprender até hoje, só na réplica é extremamente ilusório!
Isso ocorre porque aprendemos de verdade é com o tempo, com o processamento de diversas coisas, experiências, inclusive emoções e sentimentos.
As amargas frustrações de nossa vida, não pode nos transformar em tolos ou ignorantes, querendo apenas esquecer os problemas vividos, ou fazer com que esses nos trave, por acreditarmos que somos incapazes.
Qualquer coisa mais difícil para você precisa servir de inspiração para persistir, porque você QUER APRENDER, QUER EVOLUIR!
Vamos juntos agarrar mais nossa vontade de vitória e produzir a pleno, todos os dias, mais experiência vamos ter.
[Destaco ainda que é extremamente normal para qualquer um, ter uma extrema dificuldade de COMPREENSÃO de tudo NA REAL, aquela compreensão mais aberta, mais ampla e efetiva das coisas ou até das pessoas, assim como também de simples palavras ou verbos.]
Por fim entenda:
Aprender NA REAL só vem com conexões mais amplas, mais fortes de vários conhecimentos distintos, de muitas reflexões e práticas!
Assim como em um sonho ao qual agora imagine estarmos viajando em um trem bala, de altíssima velocidade, para onde? Para o nosso futuro ainda longe e incerto, mas de lá confiaremos que temos tudo em nossas mãos, e criaremos de vez a melhor tecnologia para voltar aqui no dia de hoje e fazermos o cérebro das pessoas pararem de perder oportunidades, e que daí possamos alinhar de vez várias mentes na construção de real conhecimento que avança e transforma.
Fique bem. APRENDA NA REAL!
Forte abraço!
Prof. Adm. Nícolas Furlan
Professor, Adm. Psicanalista. Me considero um entusiasta de nosso poder criativo e da educação em geral.